Opinião de Leitura
Ensaio Sobre a Cegueira Ensaio Sobre a Cegueira

Autor: Saramago, José

Leitor: Margarida Gonçalves

Opinião

Apesar de me ter sido muito dificil de ler a princípio, é um excelente livro. Foi o primeiro livro que li deste autor, e talvez por isso se justifique a minha dificuldade em seguir grandes, mesmo grandes parágrafos e frases, com ideias que podem não ter relação directa com a história e que podem por isso desencorajar a leitura.
Mas envolvi-me de tal modo na história, e, acabando por me habituar à escrita "complicada" de saramago, li o livro com grande interesse.
a história é sobre um "mal branco" que ataca uma população, que cega as suas vítimas para as fazer ver tudo branco. Este mal é extremamente contagioso e ninguém encontra cura para ele.
os vitimados são, perante o pânico da sociedade, excluidos e internados num ex-manicómio onde se verão confrontados com uma existência indigna, sujeitos à sujidade, à podridão, e ao que mais possa imaginar.
Marginalizados, convertem-se no pior que um ser humano pode atingir. Leia, não se vai arrepender. Não se deixe intimidar pela escrita algo "complexa" do autor, mas deixe-se envolver por esta história, que prometo, não irá decepcioná-lo.

Facebook

Inspirações

Amar Produndamente

© Copyright 2003-2019 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE