Livros Citador
«Citações e Pensamentos de Bocage», 180 Citações, 75 Textos, 100 Sonetos, 239 Páginas.
Inspirações
Consulte as nossas citações em imagens inspiradoras.
Destaques
As minhas histórias são, naturalmente, sobre mulheres – eu sou uma mulher. Não sei qual é o termo que se usa para os homens que escrevem maioritariamente sobre homens. Não tenho sempre certeza do que...
O que verdadeiramente nos mata, o que torna esta conjuntura inquietadora, cheia de angústia, estrelada de luzes negras, quase lutuosa, é a desconfiança. O povo, simples e bom, não confia nos homens q...

Opinião de Leitura
Terra dos Homens Terra dos Homens Autor: Saint-Exupéry, Antoine de Leitor: Paulo Neves da Silva
Opinião Um aviador, o próprio narrador, Saint-Exupéry, conta pequenos grandes episódios da sua vida, cujo traço principal é o entendimento da grandeza do ser humano, que passa despercebida à esmagadora maioria das pessoas, que não tem tanto a ver com a finalidade dos actos que praticam, mas sim com a plena vivência espiritualizada e interiorizada desses mesmos actos ou modos de vida, resultantes das diferentes vocações que cada pessoa tem.

Colocando-se, em primeiro lugar, sob o ponto de vista do aviador, da relação entre o homem e a máquina, e aquilo que esta lhe proporciona, desfaz o equívoco da corrupção do homem pela máquina, que não passa de mais um instrumento, através do qual (tal como o homem que utiliza outros instrumentos noutras actividades) o homem alcança a sua própria verdade, que, conforme defende, se constrói todos os dias e não se idealiza.

Como aviador, pelas suas experiências e pelas dos seus companheiros, conta histórias encantadoras de verdadeiro amor pela sua profissão e pelo pleno sentir da vida através da mesma, e pelas situações limites que enfrenta e que o leva a poder contemplar o mundo de outras formas, ora sozinho no seu avião horas a fio, ora em estadias nos mais diferentes sítios do mundo, com particular realce na exploração de rotas na África e na América do Sul, no início do século XX.

Outras histórias pungentes se misturam, de outras pessoas e de outros modos de viver que contrastam com o seu, mas que o narrador compreende e integra num entendimento comum da busca de todo o ser humano na realização do seu ser, nem sempre percebido por cada um, que muitas vezes é manipulado por algo de superior ou divino dentro de si próprio, mas que cada um aceita mesmo que tal o conduza a uma conduta incompreensível ou condenável pelos outros, pois é o concretizar de um destino que interiormente o preenche.

Todo o homem, num ou noutro momento da sua vida, tem a oportunidade de se libertar da sua modorra monotonia (caso esta exista, mas habitualmente existe numa vida sedentária e citadina) e abraçar o encantamento da plenitude do ser humano, descobrindo a sua vocação e seguindo-a, não importando a sua riqueza material ou condição de vida. Olhando para qualquer grupo de pessoas, quantos Mozarts assassinados dentro de cada um deles, e, mais triste ainda, muitas vezes por culpa dos próprios, conforme o próprio narrador sentencia.

Assim, «Terra dos Homens» é um verdadeiro ensaio sobre a busca e entendimento do que de mais puro se encontra no interior do ser humano, combinado num relato auto-biográfico que sustenta as suas pequenas (grandiosas) dissertações sobre a condição humana, num misto de deslumbramento de descoberta e de esperança, apontando as fatalidades resultantes da redescoberta contínua de cada um dentro de si próprio, todos os dias, onde, por mais que cada homem se tente controlar e entender a si próprio, o mundo encarrega-se de o surpreender diariamente e de lhe ensinar que o homem é sempre maior do que si próprio (para o bem e para o mal).

Garantia de Qualidade
O Citador é o maior site de citações, frases, textos e poemas genuínos e devidamente recenseados em língua portuguesa. Desde o ano 2000 que o Citador recolhe counteúdos directamente das fontes bibliográficas, sem recorrer a cópias de outros sites ou contributos duvidosos a partir de terceiros. Tem atenção aos Direitos de Autor.
Pesquisa
© Copyright 2003-2014 Citador - Todos os direitos reservados | webdesign - One Small Step SOBRE O SITE
//