Opinião de Leitura
O Mar por Cima O Mar por Cima

Autor: Cachapa, Possidónio

Leitor: António Manuel Venda

Opinião

   O mar como personagem dominante de um livro, o mar azul num livro de capa verde, o mar que recebe um corpo, numa morte pensada, muito pensada, talvez para prolongar a vida além da própria morte. O Mar Por Cima, de Possidónio Cachapa (edição Oficina do Livro), marca o regresso de um dos grandes nomes da jovem ficção portuguesa, autor de romances belíssimos com A Materna Doçura ou Viagem ao Coração dos Pássaros.
   Contudo, não é o mesmo Possidónio Cachapa daqueles dois títulos (editados pela Assírio e Alvim) que regressa. Continua a escrita segura, só que às vezes perpassa a sensação de não ser tão segura, continua a força dos sentimentos, mas por vezes sem a anterior capacidade de maravilhar, e depois vêm os ambientes sórdidos, as personagens «feias, porcas e más» (como lhes chamou Pedro Mexia), e tantas coisas mais que parecem apelar ao espanto do leitor não pela fascinação, como anteriormente, mas pelo choque.
   De qualquer forma, um grande escritor, nunca se deixa cair de cima de um livro. E Possidónio Cachapa é um grande escritor, e aqui não cai, nem se afoga com O Mar Por Cima.
   Um bocadinho do capítulo chamado Tudo Branco:
   «Inácio era o pai. Armandina, a mãe. Dos dois, só ela tinha olhos. Que eram verdes e pardos. Como um pântano de província, coberto de um musgo aquático que não deixasse passar a luz. Mas quem vivia nas trevas era o marido.
   Inácio dormia na noite branca. Como um pesadelo constante, em que ele tivesse de se mover aos apalpões; guiar-se por um tacto que não era o seu. Usar os sentidos com que não nascera.»
   Possidónio Cachapa nasceu em Évora e ainda adolescente viajou para os açores. É licenciado em Estudos Portugueses e homem de mil ofícios (professor, actor, assistente de realização, actor, mergulhador, formador e por aí fora, sem esquecer o ofício de escritor).

   [Texto retirado da página de António Manuel Venda, www.antoniomanuelvenda.com, Secção 'Crónicas - O Livro da Semana']

Facebook

.
© Copyright 2003-2017 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE