Opinião de Leitura
Os Maias Os Maias

Autor: Queirós, Eça

Leitor: Miguel Chaiça

Opinião

Os Maias são e não tenho quaisquer dúvidas, um dos melhores livros da literatura portuguesa. Não afirmo que é a melhor e uma das melhores a nível mundial apenas para não ferir susceptibilidades.
Uma obra prima, uma pérola da literatura Universal que deve ser lido e relido, saboreado página a página, usufruir da imensa beleza estética em que Eça foi mestre, sentir a História de uma época tão rica.
Um livro que nos transporta para um Portugal em pleno século XIX, para uma sociedade onde amores proibidos constituem o trama central desta história repleta de interesse. Uma obra intemporal que, ainda hoje, se mantém como uma afiada e aguda crítica aos vícios da sociedade.
Uma galeria de personagens onde Eça, com uma sublime ironia, desvenda as atitudes e vícios de toda uma sociedade que, sob uma máscara de hipocrisia, vivia em opulência ridícula e fátua.
De salientar as fenomenais e minuciosas descrições (que muitos dizem ser monótonas...), onde destaco a pormenorizada descrição de Sintra, sendo que é neste romance que Eça admite o seu imenso fascínio e amor por esta bela vila, pelo menos é neste romance onde Eça atinge o brilhantismo ao descrever Sintra, pois adoro e conheço muito bem Sintra e, Eça consegue descrever de uma forma espantosa, consegue transmitir a sua imensa beleza e magia.
Em suma: uma alegre mascarada da sociedade lisboeta do século XIX.

Facebook

© Copyright 2003-2019 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE