Opinião de Leitura
Uma Significação para a Vida Uma Significação para a Vida

Autor: Agualusa, José

Leitor: Miguel Chaiça

Opinião

Em Nação Crioula, José Eduardo Agualusa surpreendeu-me e muito pela positiva. E isto porque simplesmente adorei a sua escrita e a sua forma de narrar a estória, de uma forma fluida, simples e linear, Agualusa consegue prender-nos à sua narração conseguindo inclusivamente fazer interagir as suas personagens, fortes e com carácter, com o leitor.
A obra, inspirada nas cartas de Carlos Fradique Mendes, personagem criada por Eça de Queirós, narra a estória de um amor secreto entre um português e uma negra, ex-escrava, numa sociedade colonial angolana em pleno século XIX.
A realidade contada em forma de cartas que Fradique Mendes vai enviando à sua madrinha, à sua amada, Ana Olímpia Vaz de Caminha e ao seu amigo na metrópole, o próprio Eça de Queirós. A história de Ana Olímpia que se mistura com a própria história de Angola e das restantes ex-colónias, o tráfico de negros, proibido desde 1836, mas feito às claras e com o conhecimento de todos, a própria mentalidade do negro que é escravo e não conhece outra realidade, o próprio Fradique menciona isso várias vezes e ele próprio menciona a diferença entre o negro da cidade e o negro do campo...
Um livro que é uma homenagem a Angola, país do escritor, uma carta que relata também a imensa hipocrisia dessas sociedades que eram, sistematicamente, esquecidas por Portugal.

Facebook

© Copyright 2003-2019 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE