José Vitor Malheiros

10 Citações



A liberdade de expressão tem de servir para exprimir ideias inconvenientes, mas ela também tem de servir para exprimir o desagrado por essas mesmas (ou outras) ideias e para nos distanciarmos delas. Não é o facto de alguém ter a liberdade de falar que nos obriga a ter de o ouvir.

Público / 20071025
A ciência não é pura, nem neutra. Sonha com a pureza e obedece a linhas de conduta, mas vive de escolhas e também serve interesses. Nem todos os dados são relevantes, nem todos os estudos são ditados pelo bem da colectividade. Quando os médicos nazis faziam "experiências" nos prisioneiros para determinar quanto tempo eles resistiam até morrer, anotavam em cadernos os dados recolhidos, mas esse processo não era uma "produção de saber". O "saber" é sempre um saber apropriado socialmente. Só é saber o que pode ser usado como saber.

Público / 20071023
A única maneira de evitar a possibilidade de ser ofendido é aceitar a certeza de ser escravizado.

Público / 20060307
O filósofo francês Alain dizia que não é o amor que mantém os casamentos, mas sim a boa educação e o mesmo se pode dizer de muitas outras relações - com maioria de razão. Os votos de Bom Ano são úteis porque existe uma probabilidade não nula de que se possam transformar em profecias auto-realizadoras. Pode ser porque isso aviva a centelha divina que nos ilumina ou apenas porque a propaganda funciona, mas todos sentimos vontade de ser melhores quando ouvimos «Paz na Terra aos homens de boa vontade».

Público / 20060103
A ideologia e a política são para os tecnocratas, no melhor dos casos, um manto anódino de fantasia que se lança sobre o mundo real sem lhe alterar a substância e, no pior caso, uma arte do embuste. A tecnocracia vê as ideologias como possibilidades «estilísticas» da política, mas considera que os problemas reais apenas são abordáveis e resolúveis por quem detenha as competências técnicas adequadas.

Público / 20051025
A insinuação é uma arma retórica de grande peso pois permite dizer sem dizer e, principalmente, dar a entender que se diz sem se ter dito e sem se ter provas do que se diz.

Público / 20050201
Em qualquer conflito, negoceia-se sempre de uma forma limitada. E isso é não só positivo, como mesmo inevitável

Público / 20040323
Da mesma forma que uma ditadura se revela na forma como trata os seus dissidentes, a democracia prova-se na forma como trata as opiniões discordantes. A liberdade de expressão é a liberdade de expor não apenas as ideias que nos são caras mas (principalmente) as ideias opostas às nossas

Público / 20031021
O que é um erro aceitável? É o erro que tem uma razão de ser - que é o resultado de uma análise errada mas feita de boa-fé, que levou em conta todos os factos conhecidos e que respeitou a lógica e as regras de boa prática. O erro aceitável é aquele que surge mesmo quando se seguem todas as regras e se têm todos os cuidados

Público / 20031014
A divulgação da lei e dos métodos e critérios concretos da administração da justiça são responsabilidades deontológicas dos operadores judiciais - da mesma maneira que penso que os jornalistas, os médicos ou os cientistas têm o dever de explicar o que fazem, porque o fazem e de discutir com transparência a prática profissional da sua profissão. É evidente que existem actos na justiça que devem ser envolvidos em segredo, mas isso não pode ser uma desculpa para a opacidade geral. Mais: a independência e autonomia das magistraturas só são admissíveis se existirem a par de uma constante e zelosa auto-regulação e de uma prática de grande transparência

Público / 20030923
 

Facebook

© Copyright 2003-2019 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE