Eduardo Sá

57 Citações

>>

Um mundo domindado pela eficiência torna todos aqueles que só pretendem ser pessoas - pessoas melhores, mais cultas, mais humanas e mais felizes - numa unanimidade de deficientes. Que parecem não reparar que a eficiência torna elogiável tudo aquilo com que se desqualificar a sabedoria.

Notícias Magazine (DN) / 20070408
Apesar de os eficientes falarem da grande vantagem que representam as equipas de trabalho, acham que qualquer «self made man» é sempre mais elogiável do que um homem que, confrontado com a vastidão das suas dúvidas, se torna (progressivamente) tranquilo, sempre que percebe que conhecer não é dominar conhecimentos mas não viver com desconfiança quaisquer dúvidas.

Notícias Magazine (DN) / 20070408
A eficiência é um «fast-food» ao alcance daqueles que colocam os desempenhos acima de tudo o que pensam. A sabedoria supõe uma capacidade para pensar, com tenacidade, com perseverança e com uma intencionalidade empreendedora.

Notícias Magazine (DN) / 20070408
Os mais velhos só aprendem quando aceitam que, para educar os outros, é necessário, em primeiro lugar, querer aprender com eles. E isso só é possível quando, nas intenções da educação, a aquisição de conhecimentos for substituída pelo carinho à sabedoria.

Notícias Magazine (DN) / 20061022
Não tem sentido que se condicione a avaliação do carácter de uma pessoa à homo ou à heterossexualidade. Se alguém imagina outras pessoas como objectos descartáveis (submetidas - como marionetas - ao desejo sexual, e se esse desejo domina todos os seus actos) então - independentemente de ser homo ou heterossexual, trolha ou erudito - é má pessoa.

Notícias Magazine (DN) / 20061015
Amar é conhecer mais do outro do que ele sabe de si próprio, e descobrir que ele conhece mais de nós do que nós mesmos.

Notícias Magazine (DN) / 20060924
Escolher é dividir e multiplicar ao mesmo tempo.

Notícias Magazine (DN) / 20060924
Crescemos imaginando que é possível aprender sem errar. No amor, por maioria de exigência. O que transforma, muitas vezes, o coração numa folha de cálculo. Ora, do mesmo modo que dar à luz não é tirar todas as dúvidas (mas pôr problemas), errar é aprender. E descobrir que, olhando por quem se olha, o importante nunca é saber como se faz, mas com quem se conta para chegar ao que se quer.

Notícias Magazine (DN) / 20060924
A frieza é, para todos nós, o congelador do desespero. Evita a dor que sentimos nos faça desabar, como um castelo de cartas. Por outro lado, se o ódio é uma espécie de tira-nódoas do sofrimento, a frieza é a melhor defesa contra o risco do ódio surgir como um vulcão que nos engole.

Notícias Magazine (DN) / 20060917
É certo que quase nada vale por aquilo que parece. E, no entanto, talvez o que pareça valha sobre o quase-nada que lhe falta para ser tudo aquilo que não é.

Notícias Magazine (DN) / 20060827
>>
 

Facebook

© Copyright 2003-2019 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE