Manuel Maria Carrilho

12 Citações

>>

A descredibilização que atinge a política não é pontual nem subjectiva. É um processo que ultrapassa as circunstâncias, os partidos e as personalidades. E que radica na constatação quotidiana que os políticos, seja qual for a sua ideologia, não são capazes de resolver os principais problemas do mundo, seja no domínio do emprego ou da saúde, da educação ou da finança.

Diário de Notícias / 20090910
As lideranças do futuro terão de resistir à armadilha do voluntarismo, seja na forma que conduz a contraproducentes provas de força com a sociedade seja quando ele se refugia num qualquer tipo de determinação mais ou menos iluminada.

Diário de Notícias / 20090910
Uma reforma que não consiga consensualizar um conjunto mínimo de valores, de objectivos e de procedimentos, dificilmente escapará ao fracasso. Reformar não é só um combate, é também uma arte.

Diário de Notícias / 20081115
A democracia se tornou mais universal na forma, mas mais residual no conteúdo.

Diário de Notícias / 20081025
Quanto mais acesso tecnológico houver aos saberes, mais mediação é precisa para que possa existir transmissão de conhecimento e formação de cultura, seja ela humanista ou científica.

Diário de Notícias / 20081011
Se há domínio em que a referência à mentira é uma constante, é o da política - que é também, curiosamente, aquele em que ela menos se prova, como se a denúncia da mentira fosse apenas o instrumento de um jogo, e não o contraponto de uma qualquer verdade. É lamentável, mas é assim.

Diário de Notícias / 20080315
A quem disser que (na política) "tudo não passa de palavras", temos de lembrar que os inventores da democracia foram também os criadores da retórica.

Diário de Notícias / 20080315
(...) O modo como os antagonistas políticos lêem os mesmos números: onde uns vêem quebras, outros sinalizam recuperações. Como eles olham para os mesmos factos: onde uns detectam o eclodir de uma crise, outros identificam sinais de recuperação. Como eles comentam os mesmos protagonistas: onde uns apontam coragem, outros denunciam insensibilidade. Ou como analisam os mesmos comportamentos: o que para uns é determinação, para outros não passa de teimosia.

Diário de Notícias / 20080315
Na disputa política o que se visa não é estabelecer uma qualquer incontroversa objectividade ou verdade. O que se pretende é outra coisa, é impor versões contrastadas do mundo, é talhar perspectivas diferenciadas dos factos, é - literalmente falando - construir realidades alternativas.

Diário de Notícias / 20080315
A democracia é cada vez mais universal na forma, mas também mais residual no conteúdo.

Diário de Notícias / 20080223
>>
 

Facebook

.
© Copyright 2003-2017 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE