Maria José Costa Félix

45 Citações

>>

Qualquer perturbação exterior - de irritação, zanga ou raiva - exprime uma perturbação interior que, no entanto, tendemos a não aceitar. Uma necessidade de criticar, emendar, contestar, sentir que somos «bons» e merecedores de respeito. Um desejo escondido de sermos considerados impecáveis e imprecindíveis. Tudo isso, mesmo que não pareça, está relacionado com o ego. Com a importância que damos às armas que temos. E, aprisionando-nos ao quotidiano, impede-nos o trabalhar profundo sobre nós próprios que nos permite o estado interior da impassibilidade indispensável para aderirmos a algo superior ao nosso ego. Só assim podemos não ser perturbados pelo que nos acontece.

Xis (Público) / 20060610
É precisamente através de tudo o que - de agradável ou de desagradável - os relacionamentos nos proporcionam, que vamos podendo descobrir todos os recursos que nós próprios temos.

Xis (Público) / 20060603
Ninguém é tão completo nem infalível como sente necessidade de ser.

Xis (Público) / 20060603
Se alguém nos magoa - seja de que forma for - é porque existe, em nós, alguma dor de que ainda não tomámos suficientemente consciência. Para a qual, por isso, ainda não encontrámos remédio no nosso interior. E o facto de ela ser reavivada é algo que, precisamente, nos obriga a empreender esse trabalho de consciencialização.

Xis (Público) / 20060603
Ciúme nunca é sinal de amor, mas sim de uma profunda falta de amor - nosso por nós próprios ou por parte de alguém relativamente a nós, num passado recente ou longínquo.

Xis (Público) / 20060520
A verdadeira confiança em nós próprios, naqueles com quem nos relacionamos e na vida em geral não nos vem do que possuímos ou construímos, de cargos ou funções que desempenhamos, prémios ou louvores que recebemos. Mas apenas de nos darmos a nós próprios o direito de não precisar de ser aquilo que já - ou ainda - não somos, aceitando as limitações que daí resultam e dando esse mesmo direito aos outros.

Xis (Público) / 20060422
Ter convicções é muito mais forte do que ter certezas.

Xis (Público) / 20060415
A nossa verdadeira riqueza não está no que conseguimos obter seja em que campo for. Mas no amor que, através de nós, se pode espalhar pelo mundo e torná-lo melhor.

Xis (Público) / 20060408
Chega sempre uma altura em que os conflitos que existam dentro de nós têm mesmo de encontrar uma forma de se exprimir.

Xis (Público) / 20060401
Precisamos uns dos outros para mais e melhor nos conhecermos a nós próprios. À luz e à sombra que nos faz ser o que somos. (...) É através dos relacionamentos que, ao longo da vida, nos vão sendo proporcionados, que podemos tomar consciência do que já somos e também do que ainda temos de trabalhar em nós.

Xis (Público) / 20060325
>>
 

Facebook

.
© Copyright 2003-2017 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE