João de Almeida Santos

4 Citações



A televisão possui o poder de estruturar simbolicamente o real, vista a sua capacidade de formatar a função sensorial dos indivíduos. Não só do ponto de vista do conteúdo, mas também do ponto de vista da reorganização operacional da própria função sensorial. É como se víssemos sempre o real através de um olho electrónico.

Diário Económico / 20051007
Dispondo de fortes meios instrumentais de captação, registo e retransmissão do real (televisão) a função sensorial aparentemente ganha poder, mas, de facto, perde vigor e vitalidade. A potência dos meios instrumentais é tal que acaba por produzir uma espécie de sonolência sensorial, de perda sensorial e de capacidade de vigilância sobre o real. O próprio real passa a ser permanentemente armazenado sem crivo sensorial, ficando à espera de melhores dias para ser visionado. Também o excesso de capacidade de armazenamento acaba por produzir perda sensorial.

Diário Económico / 20051007
A democracia tem como pressuposto radical o indivíduo e não a corporação, o grupo, a camada ou a classe social. A democracia é, na sua essência, a negação de qualquer organicismo social.

Diário Económico / 20050701
A política tem vindo a exigir cada vez mais aos seus protagonistas capacidade técnica de representação cénica como resposta às exigências de crescente transparência (pública e privada) e ao crescente poder invasivo da televisão. O próprio conceito de espaço público alterou-se profundamente: deslocou-se do campo físico do território urbano para o campo simbólico do espaço cénico.

Diário Económico / 20050114
 

Facebook

.
© Copyright 2003-2017 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE