Cláudia Freitas

34 Citações

>>

Não é novidade que muitos dos nossos problemas decorrem de dificuldades de comunicação. Não tanto de expressão, mas sobretudo de compreensão. E os egocêntricos são verdadeiros manipuladores na arte de ouvir apenas o que lhes convém, de evitar qualquer conversa que os leve a sair de si e a partilhar sentimentos alheios.

Xis (Público) / 20061209
O prazer de ler e de escrever não é um acto solitário, é uma forma de entrar em relação com o outro, de partilhar uma paixão.

Xis (Público) / 20061014
Há quem defenda que a literatura tem o supremo poder de nos reconduzir a nós próprios (e que o talento do autor se mede pela intensidade desse retorno): se descobrimos algo inédito, isso mais não é do que a emergência de um significado escondido algures no nosso subconsciente e que repentinamente se transfere para o lado claro e luminoso da nossa consciência.

Xis (Público) / 20061014
A confiança fortalece-se quando o diálogo e a interacção não se baseiam em falsos assentimentos e condescendências, mas numa atitude de responsabilidade e autenticidade. Uma resposta pela negativa pode romper um vínculo, mas estabelece um compromisso de sinceridade, de respeito por nós e pelos outros.

Xis (Público) / 20060930
Por muito esforço, empenho ou sacrifício com que façamos as coisas, às vezes o resultado fica longe do desejado. Porém, se nunca nos enganássemos, se tudo nos corresse sempre bem, o optimismo certamente não nos faria falta. Cultivar o espírito positivo como filosofia de vida ajuda-nos a recomeçar quando falhamos, a encarar as barreiras como desafios, a acreditar que o dia de amanhã nos traz novidades e oportunidades.

Xis (Público) / 20060916
Mesmo a comunicação mais aperfeiçoada esbarra na inevitável e necessária zona de opacidade que todos temos. E que é essencial porque integra as diferenças e protege a nossa identidade.

Xis (Público) / 20060715
Muitos querem fórmulas para gerir as suas vidas. No entanto, mais importante do que as receitas acabadas, é a capacidade de sermos coerentes com os nossos valores, de estarmos atentos ao que acontece ao nosso lado, encontrando novas formas de compreensão. Nesse contexto, a fidelidade pode ser encarada como uma filosofia de vida associada a um projecto comum e à qualidade dos afectos. E qualidade implica um trabalho a tempo inteiro, de exigência, de atenção, de perseverança.

Xis (Público) / 20060610
Nunca tivemos tantas opções de escolha, nunca as liberdades individuais foram objecto de um culto tão fervoroso, e nunca, como agora, nos sentimos tão perdidos, à deriva, como barcos sem leme.

Xis (Público) / 20060520
A perda de referências, o medo do anonimato e da solidão tornaram-se, para muitos de nós, uma camisa-de-forças que nos impede de construir uma identidade para além das aparências. Porém, hoje mais do que nunca, o que pode fazer a diferença não é a fama, o sucesso ou o look, são as nossas qualidades humanas e o que soubermos fazer com elas.

Xis (Público) / 20060520
O humor permite-nos reduzir o stress, distender a atmosfera e é uma excelente forma de estabelecer laços de cumplicidade com os outros.

Xis (Público) / 20060422
>>
 

Facebook

© Copyright 2003-2019 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE