Arturo Pérez-Reverte

8 Citações



Cada leitor faz o seu próprio livro. E as grandes obras-primas são aquelas que funcionam para todos.

Tabu (Sol) / 20081129
Um bom livro é aquele no qual o leitor se reconhece directa ou indirectamente, completa ou parcialmente. Um livro no qual o leitor possa projectar a sua própria vida é um bom livro para esse leitor. E um bom leitor é aquele que se consegue projectar em todos os livros.

Tabu (Sol) / 20081129
A Cultura é um consolo. Uma boa biblioteca ou um museu podem ajudar-nos a assistir ao ocaso do Ocidente com mais serenidade. Mas a verdade é que o Ocidente, como o conhecemos, irá desparecer aos poucos.

Tabu (Sol) / 20081129
Quando olhamos para o passado temos tendência a fazê-lo com os olhos do presente e devemos fazê-lo com os olhos de então.

Tabu (Sol) / 20081129
A tragédia do escritor é que cria mundos dos quais nunca pode desfrutar.

Sábado / 20081128
O escritor é um fornecedor objectivo de conteúdos. O leitor faz o resto. Não há nem dois livros iguais e muito menos dois leitores iguais. Para mim ser escritor é fornecer bases de dados para que os outros vivam, sonhem, se indignem, tomem partido sobre algo ou simplesmente me ignorem.

MilFolhas (Público) / 20060304
Um romance nunca está acabado pelo simples facto de estar escrito e publicado. Quando chega às mãos, só metade do caminho está percorrido. Quando o leitor projecta num romance os seus sonhos, a sua vida, os seus outros livros, os seus ódios, os seus amores, percorre o resto da estrada.

MilFolhas (Público) / 20060304
O ser humano tem que estar preparado para o pior. É o preço que se paga por estar no mundo. Temos de aceitar isso da mesma forma que buscamos e aceitamos a felicidade e a utopia de que nascemos para nos amarmos e beijarmos na boca uns aos outros. Se aprendermos a viver com o horror, encontramos um sentido prático para a vida. O ser humano é um filho da puta. Assumamos esta realidade e aprendamos a viver com ela.

MilFolhas (Público) / 20060304
 

Facebook

© Copyright 2003-2019 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE