Inês Pedrosa

40 Citações

>>

A cultura é uma forma de pensar e trabalhar sobre todas as coisas da vida, e não um berloque que se põe e tira de acordo com as circunstâncias.

Expresso / 20090718
O português gosta de enganar pela calada aqueles que mandam nele. Mandar é um verbo antigo, vasto, totalitário e infantil, que em princípio na idade adulta devia ser substituído por verbos de maior eficiência e capacidade democrática, como coordenar ou gerir. Verbos que cheiram a trabalho e responsabilidade - e o português tem o olfacto muito apurado. Assim, prefere a clareza do mando, ao qual faz vénias mansas, com os dedos cruzados atrás das costas.

Expresso / 20090620
As equipas pequenas tendem a ser mais competentes, criativas e dedicadas do que as muito grandes.

Expresso / 20090606
O amor é a arte de encontrar no rosto do outro o espelho dos nossos sonhos.

Expresso / 20090523
Todo o amor é póstumo; enquanto o vivemos tem a impiedade do sol, que tudo mostra, ou seja, tudo esconde. O amor vivo é uma roda de alegria e dor, conforto e tédio.

Expresso / 20090523
É com os mortos que se aprende o amor, e por isso o amor chega sempre tarde - demasiadas vezes, no desespero de matar a morte, o amor nunca chega a tocar-nos, ou toca-nos apenas como um arroubo do corpo, que no corpo se prende e se esvai.

Expresso / 20090523
É melhor haver uma democracia pobre, suja, esfarrapada, do que uma ditadura opulenta. A democracia magoa, zanga-nos, dá trabalho - é como o amor. Um infinito de esperança em desilusão permanente. Do mal o menos. Antes um amor magoado do que amor nenhum. A ditadura é esse sossego do amor nenhum - os dias iguais e silenciosos.

Expresso / 20090516
As ditaduras e os ditadores não caem do céu - e a falta de qualidade das democracias também não. Temos o país que escolhemos, sim.

Expresso / 20090502
A violência é viciante, e não só para os que a exercem. Vicia também os que a sofrem, facilmente se torna uma forma de prazer, porque se confunde com a experiência do abismo, da vertigem, da entrega absoluta - e tanto mais quanto mais precoce for a iniciação.

Expresso / 20090325
A vitimização acirra a violência, porque desencadeia mecanismos de resignação nos que a sofrem e mecanismos de reforço nos que a praticam.

Expresso / 20090325
>>
 

Facebook

© Copyright 2003-2018 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE