Leonel Moura

33 Citações

>>

A criminalidade sempre foi e será uma condição da sociedade humana. Combate-se com educação, cultura, melhor qualidade de vida e acima de tudo com a redução drástica da miséria.

Jornal de Negócios / 20080829
Há muito de infantil no português comum. Recusa em crescer, enfrentar o mundo, tomar o destino nas próprias mãos, ser independente, fazer, vencer. A derrota é o estado natural dos portugueses.

Jornal de Negócios / 20080718
o conceito de cultura contemporânea, tão apregoado, tem muito pouco que ver com a mera produção de objectos e eventos culturais convencionais, como exposições, peças de teatro, filmes ou literatura. A cultura contemporânea, entendida como criatividade, é hoje um dos principais motores das sociedades desenvolvidas e está presente em praticamente todas as actividades humanas, das económicas à política, passando pelos próprios modos de vida e comportamentos sociais. Sem cultura incorporada não existe hoje praticamente nada de relevante. (...) Ela emerge da capacidade de inovação das comunidades e dos indivíduos, assente no acesso e partilha dos novos saberes e da ousadia de uma constante experimentação sem limites. E também, claro está, do conhecimento da história e do património que é essencialmente matéria do ensino e da museologia.

Jornal de Negócios / 20080116
Sendo a sociedade democrática conflitual por natureza, pois exprime livremente a diversificada das convicções e dos interesses, é normal que a confusão seja enorme. Numa amálgama entre conflitos que realmente importam, pois têm consequência prática na transformação social, e aqueles que, por outro lado, mais não são do que ampliação da própria confusão.

Jornal de Negócios / 20071227
Num meio onde se generalizou a convicção de que o bom político é aquele que mostra muita combatividade, a vozearia, quase sempre na ausência de qualquer conteúdo visível, é permanente.

Jornal de Negócios / 20071226
Numa época de predomínio da imagem sobre a verdade, de teatralização dos comportamentos, são muitos os políticos que fingem ser aquilo que de facto não são. De tal modo que é cada vez mais difícil distinguir a pose do conteúdo efectivo das ideias. Diz-se o que se julga que se quer ouvir, tantas vezes em perfeitas contradições na esperança de que o ruído mediático trate de tudo relativizar. A emergência dos políticos actores não tem por isso parado de crescer. Em todos os quadrantes. Afundando ainda mais o já precário crédito da classe.

Jornal de Negócios / 20071205
Chocar é sempre a solução mais fácil para quem não tem talento.

Jornal de Negócios / 20071031
Na política, a mentira é mais séria e rigorosamente organizada. Nem podia ser de outro modo pois é da sua natureza. Os políticos devem sempre dizer o que é necessário e não o que é verdadeiro. A política em tempo dos media deve ser simples, linear e sintética. A complexidade da verdade só poderia confundir as pessoas e levá-las à dúvida, o pior e mais perigoso dos estados mentais. Assim, o Governo diz sempre que está tudo bem e a oposição que está tudo mal e toda a gente fica satisfeita.

Jornal de Negócios / 20070919
As celebridades alimentam com génio o mercado da mentira emocional, actividade fundamental nas nossas sociedades que muito anima a solidão e as existências banais. Sem isso a população estaria sujeita à profunda tristeza da verdade social. Quem aguentaria o trabalho, as más condições de vida, a prepotência, injustiça e miséria sem a companhia do brilho e do sorriso permanente de estrelas, ricos e poderosos?

Jornal de Negócios / 20070919
As pessoas acreditam praticamente em tudo, desde que não seja verdade. E fazem bem. Já que a verdade é desinteressante, aborrecida, perturba o bom andamento das coisas e ensombra a vida. Pelo contrário, a mentira move multidões, empolga a opinião pública, anima a política, abastece os media, favorece os negócios. Num tempo em que a imagem é tudo, em que importa mais a aparência do que a essência, em que o simulacro é mais determinante do que o real, só os fracos e inadaptados cedem à verdade. A mentira é o que faz mover o planeta.

Jornal de Negócios / 20070919
>>
 

Facebook

Inspirações

Viver Plenamente

© Copyright 2003-2019 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE