Francisco José Viegas

15 Citações

>>

Quando a imprensa veste a pele de moralista, faz figuras ridículas.

Jornal de Notícias / 20070924
Hoje discorda-se muito antes de estudar, de trabalhar, de guardar silêncio. Nessa altura (antigamente) sabíamos que só se podia discutir sobre o que se tinha estudado verdadeiramente.

Jornal de Notícias / 20070827
O grande problema da arte de governar são as boas intenções. É essa a infelicidade dos governantes.

Jornal de Notícias / 20070430
É preferível encarar a política como o domínio do realizável. Esta proposta, que muitos leitores se hão-de apressar a rotular de conservadora ou conformista, é realmente inovadora. A mais inovadora, aliás, num país que deixou banalizar a corrupção e o laxismo, e alastrar o provincianismo cultural. Não se trata de retirar o sonho do domínio da política; trata-se, antes, de subtrair a política ao exclusivo domínio do sonho e da moral - e de a ligar ao mundo das pessoas.

Jornal de Notícias / 20060119
Escolher e recusar são condições do próprio destino - tal como escolher e aceitar, igualmente. (...) escolher ser livre é tomar um caminho difícil e muitas vezes incompreensível.

Jornal de Notícias / 20050331
A riqueza das nações não aparece porque elas a merecem, mas porque elas a criaram ou, em alternativa, não fomentaram hábitos de desperdício, de provincianismo, de luxo excessivo.

Jornal de Notícias / 20050324
Discutir em público aquilo que diz respeito à intimidade de cada um é meio caminho para perder a razão.

Jornal de Notícias / 20050203
Os sociólogos dizem que as elites portuguesas, não raramente, andam descontentes com o poder e com o povo em simultâneo. O povo desconfia do poder e das elites. O poder detesta as elites e não confia no povo. É normal, a história confirma-o.

Jornal de Notícias / 20050106
O sonho não é bom conselheiro para a política. Está muito bem para a literatura, mas a política é essencialmente devoradora e devorista. Para a minha geração, dizer isto constitui um sacrilégio. Mas a verdade é que não há um único ditador que não tenha sido, também, um sonhador irremediável a ideia de que um projecto de sociedade se deve impor à própria sociedade (porque é melhor para ela) está na base de todas as ditaduras e de muitas das monstruosidades que o século XX produziu em abundância.

Jornal de Notícias / 20041223
Os mestres dizem que o preço dos romances de José Saramago não é tão elevado como o dos bilhetes de futebol ou dos telemóveis - mas a maioria dos cidadãos acha que tem direito à sua pequena estupidez, gastando parte do seu orçamento em coisas inúteis - porque a vida também é inútil, muitas vezes, e não querem viver amargurados todos os dias do ano.

Jornal de Notícias / 20040930
>>
 

Facebook

Inspirações

O Preço da Alma

© Copyright 2003-2019 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE