Pedro Lomba

40 Citações

<< >>

A nossa capacidade para a servidão é grande, bem maior do que queremos admitir. E cada um, podem crer, tem um potencial de humilhação para cumprir.

Diário de Notícias / 20080828
Hoje em dia, os ideais de realização pessoal que cada um vorazmente persegue secundarizaram o casamento. O casamento é um estado acessório que todos retardamos. As pessoas continuam a casar-se numa ou noutra altura da vida, mostrando que a normatividade social do casamento se mantém. O que foi desaparecendo foi a ideia do casamento como uma âncora individual, a estrutura estável onde as paixões e os impulsos de cada um se domesticam. A felicidade passou a depender de uma espécie de emotivismo permanente, desligado de regras e compromissos duradouros.

Diário de Notícias / 20080710
A festa é uma miniatura dos jogos sociais. Imaginemos uma pequena multidão dentro de um recinto fechado e a pouca luz. Virtudes e defeitos em quantidade. Tristeza e beleza. Gente com expectativas, gente com avaliações. Clãs. A melhor metáfora para a festa é talvez o campo de batalha. Na festa também se vêem tropas, estratégias, alianças e períodos de guerra intervalados por períodos de paz.

Diário de Notícias / 20080703
Cada festa possui uma ordem espontânea, uma lógica grupal pela qual os convidados se organizam. Normalmente, nunca faltam três categorias: os que falam, os que olham e os que bebem. A maioria dos que estão na festa fazem estas três coisas. Só poucos, mais inteligentes, concentram-se apenas numa.

Diário de Notícias / 20080703
Sempre ouvi dizer que os povos são o que comem. Acrescento que os povos também são o que falam, como falam e, sobretudo, a maneira como se saúdam. Uma simples saudação pode ser um indicador mais expressivo da identidade de um país do que milhentas sondagens.

Diário de Notícias / 20080529
A cultura está nos detalhes.

Diário de Notícias / 20080529
O ser humano deve fugir da confiança excessiva para não se transformar num mísero deslumbrado. Deve desconfiar de si mesmo, do que é, do que quer ser.

Diário de Notícias / 20080508
Estar quase é sinal de que se anda a tentar para estar, o que mostra mérito e vontade. Fez-se o caminho quase todo. Estar quase é o mesmo que estar perto: quando estamos perto esforçamo-nos mais um bocadinho para chegarmos aonde precisamos de ir.

Diário de Notícias / 20080508
No meio da unanimidade muita gente desiste de pensar.

Diário de Notícias / 20080501
Respeitável tem dois significados diferentes na língua portuguesa e, já agora, na política. Há aqueles políticos que são respeitáveis porque são merecedores de respeito, embora não votemos neles. E há aqueles políticos que são respeitáveis porque se tornam suficientemente excepcionais e motivadores para nos convencerem a votar neles.

Diário de Notícias / 20080501
<< >>
 

Facebook

© Copyright 2003-2019 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE