Actualidades: Livro

22 Citações

>>

Rosas , Fernando

Há romances que nos marcam de acordo com a idade e as circunstâncias em que os lemos. Até há alguns que não queremos voltar a ler para não desconstruir a representação que fizemos. E, depois, há aqueles a que regressamos sempre com grande prazer.

Sol / 20090117

Pereira Coutinho , João

Uma existência com livros será sempre uma travessia menos solitária.

Expresso / 20080712

Stilwell , Isabel

Nunca devemos batalhar contra um livro que não nos diz nada, quando há tantos outros à nossa espera. Quanto muito, podemos revisitá-lo um dia mais tarde, porque um livro nunca se lê duas vezes da mesma maneira.

Destak / 20071203
No território dos livros (falo de livros, não de literatura)... o artifício cria a ilusão. Só muito raramente o grande texto chega ao grande público. O epifenómeno das tiragens extraordinárias corresponde à sua própria fragilidade: duram a sombra do momento.

Jornal de Negócios / 20071109

Nogueira Pinto , Maria José

A leitura de livros - ficção, romance, novela, poesia - é hoje, talvez, a mais enriquecedora forma de estar sozinho sem estar só. Num tempo em que sobem os níveis de stress, se sofrem os efeitos do excesso de informação quase impossível de assimilar, aumenta vertiginosamente o número de pessoas que vivem sós, se formam ilhas e redutos onde antes se convivia, se perde a individualidade e a interioridade, os livros são um antídoto garantido. E também para aturar os inúmeros maçadores que nos rodeiam e ameaçam atrapalhar a nossa vida.

Diário de Notícias / 20070920

Nogueira Pinto , Maria José

A leitura é uma realidade imensa, viagem que, uma vez iniciada, não tem fim, uma amarra de que ninguém pensa sequer libertar-se, uma porta para todos os outros mundos, um modo expedito para todos os encontros, todas as conversas. Como escutar às portas sem ser promíscuo. Como espreitar as vidas alheias, sem ponta de «voyeurismo». Uma maneira de esquecer e de lembrar. De estar aqui e acolá. De ser isto e mais aquilo. E não tem fim esta possibilidade de mil vidas em uma, única forma recomendável de mentir. Não mentir propriamente, mas imaginar, o que é diferente e sem sombra de pecado.

Diário de Notícias / 20070920

Prado Coelho , Eduardo

Tornamo-nos amigos de pessoas que não conhecemos, porque um dia descobrimos um livro delas.

Público / 20070826

Freitas , Cláudia

O prazer de ler e de escrever não é um acto solitário, é uma forma de entrar em relação com o outro, de partilhar uma paixão.

Xis (Público) / 20061014

Pulido Valente , Vasco

Ler implica um esforço: de atenção, de inteligência, de memória. Ler é uma actividade e a nossa cultura é quase inteiramente passiva. A televisão, o DVD, a música popular ou a conversa de computador não exigem nada, deixam a pessoa num repouso imperturbado e bovino.

Público / 20060603

Pérez-Reverte , Arturo

Um romance nunca está acabado pelo simples facto de estar escrito e publicado. Quando chega às mãos, só metade do caminho está percorrido. Quando o leitor projecta num romance os seus sonhos, a sua vida, os seus outros livros, os seus ódios, os seus amores, percorre o resto da estrada.

MilFolhas (Público) / 20060304
>>
 

Facebook

.
© Copyright 2003-2017 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE