Actualidades: Religião

26 Citações

>>

Saramago , José

A única e autêntica liberdade do ser humano é a do espírito, de um espírito não contaminado por crenças irracionais e por superstições talvez poéticas em algum caso, mas que deformam a percepção da realidade e deveriam ofender a razão mais elementar.

Diário de Notícias / 20090514

Domingues , (Frei) Bento

As religiões só têm sentido se servirem para destapar o horizonte do quotidiano rotineiro: abrir o céu à terra e a terra ao céu.

Público / 20080629

Ramos , Rui

O fundamentalismo laicista trata toda a convicção religiosa como o vestígio absurdo de uma idade arcaica, intolerável fora do espaço privado. Mas a fé não é fácil, não é uma opção primitiva nem simplesmente um preconceito. Ou antes: pode ser tudo isso, mas pode também corresponder à mais forte exigência intelectual e à disponibilidade para enfrentar profundamente as mais difíceis de todas as dúvidas.

Público / 20080123

Ramos , Rui

Numa cultura intoxicada pela hubris da ciência e das ideologias modernas, certas religiões conservaram, melhor do que outros sistemas, a consciência e o escrúpulo dos limites. O mesmo se poderia dizer da questão da verdade, que a ciência pós-moderna negou, sem se importar de reduzir o debate intelectual ao choque animalesco de subjectividades.

Público / 20080123

César das Neves , João

Na guerra e violência religiosa está em causa, antes de mais, a defesa das estruturas sociocomunitárias que os dogmas impregnam. Pelo contrário, viver a vida numa entrega total ao Sublime leva a suportar com bonomia as contrariedades e a simpatizar instintivamente com os que fazem o mesmo noutros cultos.

Diário de Notícias / 20071001

Borges , Anselmo

Se as diferentes religiões nascem num determinado contexto histórico, geográfico, cultural, moral e até religioso, isso também implica que os textos sagrados das diferentes religiões não são ditados de Deus e, por conseguinte, não podem ser lidos literalmente - exigem uma leitura histórico-crítica.

Diário de Notícias / 20070519

António Saraiva , José

Os conflitos religiosos têm um enorme potencial de violência. Porque os homens acreditam que não estão só a lutar pela pele: estão a lutar por um lugar no céu. Pela felicidade sem limites nem restrições para todo o sempre.

Sol / 20070223

Brandão da Veiga , Alexandre

Quem não pensa com a cabeça não percebe profundamente a religião. Mas quem só sabe pensar com a cabeça e não é capaz de pensar com todo o corpo é igualmente ignorante dela.

Jornal de Negócios / 20070131

Borges , Anselmo

Embora não abandone a razão, a religião está do lado do experiencial e não do experimental. É preciso aproximar-se da realidade mediante a explicação científica e também percorrendo os caminhos do pensamento mito-religioso-simbólico.

Diário de Notícias / 20070107

Borges , Anselmo

O Homem vive da Esperança, mas precisamente assim: é constitutivamente esperante, de tal modo que, depois de realizar o que esperava, faz a experiência de que ainda não é o que esperava. Por isso, parte para outra realização, e outra, e outra, e outra..., na esperança de que se realize adequada e definitivamente o que verdadeiramente espera. É neste contexto que se pode dizer com verdade que a constituição do Homem tem uma estrutura de infinitização, isto é, de abertura ao Infinito. Nesta abertura, radica a religiosidade, a religião e as religiões.

Diário de Notícias / 20061231
>>
 

Facebook

.
© Copyright 2003-2017 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE