Actualidades: Sociedade

151 Citações

>>

Gaga , Lady

A desigualdade económica é outra parte deste efeito-dominó que as pessoas enfrentam – a par da injustiça, certos empregos, certas posições na vida. A minha resposta a tudo isto é atravessar as fronteiras do amor.

Metro / 20110518
O rancor e o ressentimento não são, apenas, produtos das injustiças sociais. São-no, também, resultados do medo.

Jornal de Negócios / 20091120
A nossa sociedade está a desmoronar-se e ninguém lhe acode. Os laços sociais estão a desaparecer, substituídos por um sistema de valores em que impera a vacuidade, o poder da «competitividade» como força motriz - e não é. Há tempo para tudo, diz o Eclesiastes. Mas a verdade é que os «tempos» foram pulverizados pela urgência de não se sabe bem o quê. A frase mais comum que ouvimos é: «Não tenho tempo para»; para quê? A correria mina as relações de civismo e de civilidade; está a roer os alicerces da família; a família deixou de ser o núcleo das nossas próprias defesas; e vamos perdendo o rasto dos nossos filhos, dos nossos amigos, dos nossos camaradas, dos nossos companheiros. A azáfama nos locais de trabalho é o sinal das nossas fragilidades e dos nossos medos. Estamos com medo de tudo, inclusive de confiar em quem, ainda não há muito, seríamos capazes de confidenciar o impensável.

Jornal de Negócios / 20091120
Vivemos numa época em que o que se diz ser é o que conta. Mas precisamos de enfrentar esse ardil e resistir à falácia.

Diário de Notícias / 20090909
Somos pertença de uma casta que se alterna no poder e asfixia-nos com decisões erradas e sem nenhuma preocupação pelo nosso futuro.

Diário de Notícias / 20090805

Sousa Tavares , Miguel

Uma sociedade inteira vive mergulhada num mundo de facilidades e aparências, afogada em sms, mails, blogues e redes sociais, onde procura criar uma estranha forma de vida e de relacionamento humano, que garante o contacto e o sucesso imediato e dispensa o incómodo que é enfrentar a vida real, sem ser a coberto do anonimato ou do disfarce hipócrita, e sem ter de assumir as consequências dos seus actos nem o vazio de passar por aqui sem ter feito nada de útil para os outros.

Expresso / 20090418

Barreto , António

Habituámo-nos a tudo, à miséria e à fraude, à corrupção e ao despotismo. A televisão mostra imagens até à fadiga.

Público / 20090125

Nóbrega , Isabel

As pessoas, nos seus trabalhos, estão a ficar muito isoladas. Tudo o que veio de civilizacional acabou por não servir a atmosfera de companhia, de discussão e troca de ideias - pelo contrário, acentuou o isolamento.

Tabu (Sol) / 20090117

Azevedo , Dom Carlos

A sociedade cria condomínios fechados, coloca alarmes, despende em muralhas, em vez de abater o desespero social.

Correio da Manhã / 20090116

António Saraiva , José

Os indivíduos são cada vez menos produtores e cada vez mais consumidores. Já quase não sabem fazer mais nada senão consumir.

Tabu (Sol) / 20081115
>>
 

Facebook

.
© Copyright 2003-2017 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE