Actualidades: Casamento

13 Citações

>>

Araújo Pereira , Ricardo

A morte, muitas vezes (se não todas), acaba com o sofrimento; o casamento dá-lhe início. A morte é a morte e acabou-se; o casamento é mais cruel: é como uma doença. Daí a expressão «contrair matrimónio». Estar casado é uma condição que se contrai, como um vírus. O facto de o Código Penal de alguns países prever a condenação à pena de morte mas não a condenação ao casamento tem intrigado as pessoas casadas de vários tempos e lugares. Creio que o celibato dos padres tem como objectivo fazer com que a instituição do casamento perdure: se os sacerdotes soubessem o que o casamento é, sendo homens de Deus não teriam coragem de infligir o mesmo castigo a outro ser humano.

Visão / 20110512

António Saraiva , José

Para manter o casamento é preciso abdicar do acessório para salvar o essencial. Na convicção de que fora da família não é muito fácil encontrar a felicidade.

Tabu (Sol) / 20090131

César das Neves , João

O casamento é uma coisa impossível. A simples descrição chega para o constatar. Duas pessoas unidas para toda a vida e dedicadas às mais difíceis tarefas da humanidade - educar crianças, aturar jovens, assistir a idosos - é uma clara impossibilidade. Quem tentar a experiência imediatamente confirma os enormes obstáculos que se levantam ao que inicialmente parecia um doce romance. Não existem casais sem problemas. Há os que os ultrapassam e os que não os ultrapassam. Todo o verdadeiro amor passa pela cruz.

Diário de Notícias / 20081027

Rebelo Pinto , Margarida

A monogamia não é uma escolha, é uma vocação. É como o talento: não tem culpa nem mérito. Ou está lá, ou não está.

Sol / 20081011

Lomba , Pedro

Hoje em dia, os ideais de realização pessoal que cada um vorazmente persegue secundarizaram o casamento. O casamento é um estado acessório que todos retardamos. As pessoas continuam a casar-se numa ou noutra altura da vida, mostrando que a normatividade social do casamento se mantém. O que foi desaparecendo foi a ideia do casamento como uma âncora individual, a estrutura estável onde as paixões e os impulsos de cada um se domesticam. A felicidade passou a depender de uma espécie de emotivismo permanente, desligado de regras e compromissos duradouros.

Diário de Notícias / 20080710

António Saraiva , José

Os casais que funcionam bem são os que se complementam nas diferenças. Não os que têm feitios iguais, mas os que têm feitios que encaixam. Não os que têm os mesmos interesses, mas os que têm interesses que se completam. Não os que fazem as mesmas coisas em casa, mas os que repartem as tarefas de acordo com o que gostam mais de fazer e o que fazem melhor.

Tabu (Sol) / 20080531

António Saraiva , José

O segredo dos casais que permanecem juntos para lá da fase em que a atracção sexual vence todas as dificuldades, em que o objecto desejado exerce sobre o outro um apelo irresistível, é uma boa complementariedade.

Tabu (Sol) / 20080531

António Saraiva , José

Só por sorte uma paixão arrebatada resulta num casamento sólido.

Tabu (Sol) / 20071124

Brito , Alberto

Muitos casamentos são um encosto de duas solidões. Mas a relação de duas pessoas sozinhas que se procuraram uma à outra porque não sabem estar consigo mesmas, não tem futuro. Esta solidão é perigosa porque estas pessoas têm a tentação de ir buscar na companhia do outro a solução daquilo que elas próprias não conseguem fazer sozinhas, mas têm de aprender a fazer. É talvez o que mais trava o processo na relação de casal.

Xis (Público) / 20060311

Navarro Lins , Regina

O ciúme e a traição são palavras que empregamos mal quando falamos de sexo. Traição é seríssimo, é grave. É enganar, mentir, roubar, fingir que se gosta e detestar uma pessoa. Infidelidade é grave quando se refere a sentimentos. Agora, ter uma relação extra não é traição. Essa mentalidade tem de mudar.

Sábado / 20051125
>>
 

Facebook

.
© Copyright 2003-2017 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE