Actualidades: Povo

30 Citações

>>

Lomba , Pedro

Sempre ouvi dizer que os povos são o que comem. Acrescento que os povos também são o que falam, como falam e, sobretudo, a maneira como se saúdam. Uma simples saudação pode ser um indicador mais expressivo da identidade de um país do que milhentas sondagens.

Diário de Notícias / 20080529
Um povo que barafusta e protesta, mesmo quando não tem razões para isso, não é um povo chato, é um povo livre.

Diário de Notícias / 20080203

Negreiros , Mário

Quando um povo fala muito de si é preciso desconfiar - deve andar meio perdido ou de alguma maneira diminuído como povo. Tão melhor estará o povo quanto prescinda de sequer se afirmar como tal. O ápice de um povo é ele sequer se lembrar que é povo.

Jornal de Negócios / 20071210

Ramos , Rui

Costuma dizer-se que os povos felizes não têm história. Talvez seja verdade. Talvez só os povos infelizes tenham história. Mas a história dos povos infelizes tem uma característica curiosa: é sempre a mesma história. Nisso consiste, precisamente, a sua infelicidade.

Diário Económico / 20050615

Viegas , Francisco

A riqueza das nações não aparece porque elas a merecem, mas porque elas a criaram ou, em alternativa, não fomentaram hábitos de desperdício, de provincianismo, de luxo excessivo.

Jornal de Notícias / 20050324
Vivemos a nevrose da dúvida. O desalento português tem a progénie numa flagelante desconfiança de nós próprios. O que nos conduz a ser apáticos ou agressivos. As fontes medievais da nossa literatura falam de violência e de melancolia. A ciclotimia que cunha o modo de ser português e que, afinal, celebra o fado e a pega de caras.

Jornal de Negócios / 20050121

Graça Moura , Vasco

Os portugueses cultivam a propensão fatal de se interrogarem sobre o que é que se passa com eles, para logo mergulharem nos refegos da ontologia barata. E põem-se a debater longamente porque é que «nós» somos «assim». A enfadonha conclusão é sempre a mesma somos «assim» porque nunca nos dispusemos a ser de outra maneira. Quando alguma vez o fomos, foi porque nos obrigaram a isso.

Diário de Notícias / 20050112

Valdemar , António

As lições da História e os exemplos do quotidiano têm demonstrado que, em crises de maior amplitude, a determinação e a vontade do povo foram capazes de reconstruir as estruturas da sociedade, rejeitando uma cultura de fatalidade nacional e derrotismo sistemático.

Diário de Notícias / 20050106

Loureiro , Dias

Um país muito rico mas onde a riqueza está só nas mãos de dez pessoas e onde o povo morre à fome não é desenvolvido.

Diário de Notícias / 20041212

Viegas , Francisco

Quanto mais pobre é um país, mais nacionalistas se reivindicam os seus cidadãos e mais patrióticos são os discursos das suas instituições.

Jornal de Notícias / 20040826
>>
 

Facebook

© Copyright 2003-2019 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE