Actualidades: Ateísmo

9 Citações



Borges , Anselmo

É preferível ser ateu a acreditar num deus que humilha o Homem, o escraviza ou diminui aos seus próprios olhos. Uma imagem malsã de Deus envenena a imagem do Homem e vice-versa.

Diário de Notícias / 20090627

César das Neves , João

O pior obstáculo do ateísmo é a ausência de finalidade. Para o ateu este universo, sem origem nem orientação, também não tem propósito. Bons e maus têm o mesmo destino vazio. Saber que vivemos num mundo que se dirige à morte e ao nada faz de nós os mais infelizes dos seres. Se Deus não existe não existem o bem, a moral, a própria razão. Esta crueldade ontológica é tão avassaladora que poucos que a afirmam a enfrentam com honestidade.

Diário de Notícias / 20080526

César das Neves , João

A resposta ateia tem de ser que o acaso de milhões de anos conduziu de uma explosão ao sorriso da minha filha. Ou o acaso é Deus, e o ateísmo nega-se, ou essa explicação é muito mais frágil que supor um Autor para a cosmos. Não tem certamente motivos científicos, ou até razoáveis, a recusa da hipótese plausível de um Criador inteligente. Muito inteligente.

Diário de Notícias / 20080526

César das Neves , João

Os verdadeiros agnósticos, com reais dúvidas, são poucos porque a maioria assume a resposta negativa implícita, vivendo um ateísmo disfarçado. O disfarce evita as dificuldades conceptuais e empíricas do ateísmo aberto, superiores a qualquer religião ou ideologia.

Diário de Notícias / 20080526

César das Neves , João

A vida pública é hoje ateia ou agnóstica. Ouve-se muito criticar a tolice e o delírio das religiões, mas raramente se refere a fragilidade intelectual da própria atitude ateísta que, com todo o respeito, é muito inconsistente. Recusar Deus é uma crença como as outras. No fundo trata-se de ter fé na ausência divina.

Diário de Notícias / 20080526
Há muitos ateus não em relação a Deus, mas por oposição à imagem de Deus.

Xis (Público) / 20050528
O agnosticismo é uma visão redutora, pouco profunda e radicalizada do conhecimento, pois exclui outras formas do saber que não o científico. (...) Muitas questões humanas comprovam-se mais pelos efeitos do que pelas causas. Se há efeitos, não pode deixar de haver causas. E esses existem, não são uma mera hipótese.

Xis (Público) / 20050528
O conhecimento não se resume à ciência, à filosofia ou à teologia. Uma forma de ateísmo é pensar que tudo o que sabemos tem que ter uma explicação científica. Há uma enorme quantidade de formas de conhecimento que estão para além do conhecimento científico.

Xis (Público) / 20050528

César das Neves , João

A Europa nos últimos séculos foi dominada por uma seita religiosa, uma fé ateia que decretou que Deus, a alma, a vida eterna não existem, reduzindo o ser humano a um animal com raciocínio. (...) O Cristianismo substituiu um corrupio de cultos; mas quando a doutrina ateia tentou colocar algo no lugar do que rejeitava, assistiu-se a um corrupio de teorias, doutrinas, escolas, tendências: Racionalismo, Iluminismo, Utilitarismo, Marxismo, Positivismo, Nazismo, Existencialismo... Cada uma elevando-se nos escombros da anterior para ruir em seguida

Diário de Notícias / 20030915
 

Facebook

© Copyright 2003-2019 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE