Actualidades: Auto-conhecimento

30 Citações

>>

Gaga , Lady

Não quero que toda a gente saiba quem é que sou mesmo. O que eu estou a fazer, em parte, é dizer que olhem para vocês mesmos, para que se questionem.

Metro / 20110518

Veiga , Miguel

Nós somos sobretudo aquilo que imaginamos ser. Aquilo que nós imaginamos ser pode ser muito mais importante do que o que realmente somos.

Diário de Notícias / 20080927

Grande , Nuno

A pessoa isolada é uma abstracção teórica que não tem sentido, porque cada um é uma consequência dos que se cruzam no trajecto de vida e compartilham o circunstancialismo existencial.

Jornal de Notícias / 20071011

Leal , Isabel

Feitas as contas, parece que nos arrastamos num estado de esquizofrenite crónica, em que ideias feitas meio desconexas se nos impõem, em que a ambivalência é um estado de espírito, em que o sentimento de solidão e a angústia de desfragmentação fazem parte do nosso inefável quotidiano.

Notícias Magazine (DN) / 20070121

Portela , Luís

Ganhar a capacidade de se colocar à janela da vida, como que um observador atento daquilo que se passa à sua volta e consigo. Sem se envolver automaticamente, descontroladamente, despropositadamente nas situações ou em raciocínios estéreis, desconexos, que não sirvam os superiores interesses do próprio e dos outros. Isto será procurar encontrar-se, centrando-se em si, no que é a sua perspectiva e a sua vontade. Isto será ganhar consciência de si. E ganhando-a, deverá ter uma perspectiva cada vez mais ampla, um conhecimento mais completo, uma postura mais harmoniosa, uma atitude mais serena.

Jornal de Notícias / 20060830

Costa Félix , Maria José

Qualquer perturbação exterior - de irritação, zanga ou raiva - exprime uma perturbação interior que, no entanto, tendemos a não aceitar. Uma necessidade de criticar, emendar, contestar, sentir que somos «bons» e merecedores de respeito. Um desejo escondido de sermos considerados impecáveis e imprecindíveis. Tudo isso, mesmo que não pareça, está relacionado com o ego. Com a importância que damos às armas que temos. E, aprisionando-nos ao quotidiano, impede-nos o trabalhar profundo sobre nós próprios que nos permite o estado interior da impassibilidade indispensável para aderirmos a algo superior ao nosso ego. Só assim podemos não ser perturbados pelo que nos acontece.

Xis (Público) / 20060610

Costa Félix , Maria José

Ninguém é tão completo nem infalível como sente necessidade de ser.

Xis (Público) / 20060603
A construção da segurança é um ciclo vicioso, na medida em que quanto mais nos pomos à prova, mais ela se afirma e aumenta. E a verdade é que, para muitos de nós, os obstáculos funcionam como um estímulo.

Xis (Público) / 20060408
Já não é segredo que mesmo os que aparentam a maior das seguranças têm medos e vivem crises regulares de insegurança ao longo da sua vida.

Xis (Público) / 20060408

Costa Félix , Maria José

Chega sempre uma altura em que os conflitos que existam dentro de nós têm mesmo de encontrar uma forma de se exprimir.

Xis (Público) / 20060401
>>
 

Facebook

Inspirações

O Desejo e a Posse

© Copyright 2003-2017 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE