Actualidades: Democracia

49 Citações

>>

Fernandes , Ferreira

Quem, em democracia, planta o medo como natural, não está com a democracia.

Diário de Notícias / 20091012

Saramago , José

O que chamamos democracia começa a assemelhar-se tristemente ao pano solene que cobre a urna onde já está apodrecendo o cadáver. Reinventemos, pois, a democracia antes que seja demasiado tarde.

Diário de Notícias / 20090628

Pedrosa , Inês

É melhor haver uma democracia pobre, suja, esfarrapada, do que uma ditadura opulenta. A democracia magoa, zanga-nos, dá trabalho - é como o amor. Um infinito de esperança em desilusão permanente. Do mal o menos. Antes um amor magoado do que amor nenhum. A ditadura é esse sossego do amor nenhum - os dias iguais e silenciosos.

Expresso / 20090516

Miranda , João

Nas ditaduras não são permitidas críticas ao ditador nem ao seu regime. As democracias não são muito diferentes. Também têm os seus tabus. Os democratas admitem, citando Churchill, que a democracia é o pior de todos os regimes com excepção de todos os outros. No entanto, esta frase tem uma função censória. Serve para travar críticas à democracia e comparações com regimes alternativos. Os povos democráticos acabam por ser os que menos conhecem os defeitos da democracia.

Diário de Notícias / 20081122

Carrilho , Manuel Maria

A democracia se tornou mais universal na forma, mas mais residual no conteúdo.

Diário de Notícias / 20081025

Pires , Hipólito

A democracia tem uma vulnerabilidade complicada que leva a que os governos se preocupem muito com a economia de curto prazo e não com a de longo prazo: têm eleições para ganhar.

Diário Económico / 20080718

Sousa Tavares , Miguel

O grau de democracia de um país começa a medir-se na forma como os estrangeiros são tratados nas suas fronteiras: quanto maior a arrogância dos funcionários, mais falsa é a sua democracia.

Expresso / 20080531

Moreira , Vital

Não havendo a democracia perfeita, a democracia há-de ser sempre uma tarefa inacabada.

Público / 20080506

Baldaia , Paulo

A ideia de democracia é cada vez mais a ideia de um direito individual, em que cada um procura para si próprio o direito de ser rico para ser feliz. A democracia é cada vez menos altruísta e solidária. (...) É impossível contrariar os argumentos da liberdade individual, do direito a ser recompensado pelo mérito. Mas também é difícil de aceitar que o mundo esteja cada vez mais injusto.

Jornal de Notícias / 20080412

Carrilho , Manuel Maria

A democracia é cada vez mais universal na forma, mas também mais residual no conteúdo.

Diário de Notícias / 20080223
>>
 

Facebook

.
© Copyright 2003-2017 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE