Actualidades: Jornalismo

20 Citações

>>

César das Neves , João

É incrível a quantidade de pessoas que vivem projectadas na ficção, lutando por questões longínquas ou abstractas que desconhecem mas julgam reais. Só porque a televisão disse.

Diário de Notícias / 20090504
A insistência doentia, quase hora a hora, no futebol, nos comentários, nas previsões, nas análises remove do português comum qualquer reflexão acerca da sua própria situação social. As agendas dos jornais, os alinhamentos e as opções das televisões e das rádios merecem uma vigilância crítica dos próprios profissionais. O que não existe. Manifesta-se uma total subserviência aos imperativos do que dizem ser as exigências do público. É uma velha pecha e uma desculpa fatigante de quem abdicou do dever mais sagrado da comunicação social: informar e esclarecer para formar.

Jornal de Negócios / 20090403

Miguel Tavares , João

A comunicação social é um contrapeso do sistema democrático, que pressupõe respostas às questões que levanta.

Diário de Notícias / 20090310

Miguel Tavares , João

Os jornais têm de ser credíveis, verdadeiros, justos e equilibrados, mas não têm de apresentar provas, como se fossem uma extensão do Ministério Público.

Diário de Notícias / 20090310

Coelho , Carlos

Não me lembro de nenhuma época em que o jornalismo se tivesse praticado livremente.

Tabu (Sol) / 20090214
É raro, no historial da Imprensa, um jornal conseguir grandes tiragens e associá-las a um total equilíbrio informativo. As grandes tiragens destinam-se a um público menos exigente ou mais propenso à leveza do que à reflexão.

Jornal de Negócios / 20081205

António Saraiva , José

Quando se diz que os media não reflectem a realidade, tal é inteiramente verdade só que não tem que ver, necessariamente, com a maior ou menor seriedade dos jornalistas. Tem que ver com a própria natureza dos media.

Tabu (Sol) / 20081108

António Saraiva , José

Está na própria natureza dos media distorcer a realidade; porque o que interessa aos media não é a regra mas a excepção. (...) Ora a realidade faz-se da regra e não da excepção, do que é comum e não do que é incomum.

Tabu (Sol) / 20081108

António Saraiva , José

Existe necessariamente uma diferença entre o modo como nos vemos a nós próprios e o modo como os outros nos vêem. Quando falam de nós, achamos sempre os elogios merecidos; mas as críticas são em geral injustas.

Tabu (Sol) / 20081108

Moura , Paulo

O jornalista é o único comunicador desinteressado. Aquilo que escreve ou diz não obedece ao interesse de ninguém, excepto de quem lê ou ouve.

Público / 20080502
>>
 

Facebook

© Copyright 2003-2019 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE