Alexander Soljenítsin

Russia
11 Dez 1918 // 3 Ago 2008
Romancista / Dramaturgo / Historiador [Nobel 1970]

6 Citações



Indubitavelmente o povo tem direito ao poder, mas o que o povo quer não é o poder, e sim, antes de tudo, uma ordem estável.

Como devemos reconstruir a Rússia
Uma literatura que não respire o ar da sociedade que lhe é contemporânea, que não ouse comunicar à sociedade os seus próprios sofrimentos e as suas próprias aspirações, que não seja capaz de perceber a tempo os perigos morais e sociais que lhe dizem respeito, não merece o nome de literatura: quando muito pode aspirar a ser cosmética.

Os Direitos do Escritor
Justiça é consciência, não uma consciência pessoal mas a consciência da humanidade como um todo. Aqueles que reconhecem claramente a voz da sua própria consciência normalmente reconhecem também a voz da justiça.

Carta a estudantes (1967)
A precipitação e a superficialidade são as doenças psíquicas do século XX e, mais do que em qualquer outro meio, essa doença é reflectida na imprensa.

Harvard University adreess (1978)
Só tens poder sobre as pessoas enquanto não lhes tiveres tirado tudo. Mas quando roubas a um homem tudo o que ele tem, então ele deixa de estar sob o teu poder - ele é livre novamente.

O Primeiro Círculo
Um homem deveria construir uma casa com as suas próprias mãos antes de se intitular engenheiro.

Um Dia na vida de Ivan Denisovich
 

Facebook

© Copyright 2003-2018 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE