Belmiro de Azevedo

Portugal
17 Fev 1938 // 29 Nov 2017
Empresário

49 Citações

<< >>

Para se ter uma sociedade coesa, os trabalhadores têm de ser bem tratados, não se podem explorar.
Sendo um homem da aldeia, sempre fui visto como um deles. No trabalho, no desporto, nas inaugurações. Comia sempre na cantina da empresa e sempre dei muita importância à promoção da educação durante a vida, para garantir a equidade rigorosa quando chegava a hora das avaliações profissionais.
As críticas que mais me preocupam são as que provêm de funcionários que, felizmente, são muito reduzidas e fáceis de corrigir.
Vinte por cento da população no mundo vive abaixo do limiar de pobreza. Eu faço o que posso nessa matéria, que é criar empregos, criar riqueza. Tenho pouca capacidade em distribuir riqueza, porque isso compete sobretudo ao Estado, que cobra impostos para fazer isso, para garantir o mínimo de sobrevivência a essas pessoas.
O empreendedor nunca é derrotado para sempre e espera sempre pelo tal 'click' que, de repente, junta várias ideias próprias, ou de outros, e é capaz de transformar tais ideias num produto, ou processo, ou novo serviço. Um empreendedor não se faz, mas FAZ-SE.
Querer ser empreendedor significa fazer opções essenciais no domínio do balanço entre actividades profissionais, desportivas, familiares para evitar ser uma pessoa estranha, isolada na vida. Não pode ser um eremita estranho nos comportamentos, isolado num convento ou laboratório. A diversidade de vivências é um elemento essencial para que de repente, “caia do céu” uma solução ou quase solução. Às vezes é quase um só sinal (a maçã a cair da árvore) para que muitos sacrifícios e estudos anteriores, de repente, façam sentido para encontrar uma lei (teoria da gravidade, ou lei da correlação da massa e energia).
É óbvio que não há receitas milagrosas, caso contrário já a maioria dos cidadãos seria empreendedor, porque a generalidade dos jovens adoraria sê-lo. E nem todos podem sê-lo por várias razões, sendo que genericamente tenho dito que é preciso PODER SÊ-LO e de seguida assumir QUERER SÊ-LO.
Um empreendedor é uma pessoa que nunca acredita na derrota, é uma pessoa que tem o vício de fazer coisas que nunca ninguém fez antes e faz isso um pouco por intuição, por ambição e por inspiração.
A minha componente de empreendedor pesa mais do que a de empresário. As duas coisas bem feitas acabam por estar interligadas e por terem ambas sucesso. Normalmente um empresário não gosta nada de perder, eu também não gosto de perder, mas não há nenhum empreendedor que diz que nunca perdeu. É preciso aceitar o princípio de que se perde.
Inovar, propor mudanças, envolve riscos. E é por isso que o fracasso é um lugar-comum. Premiar o sucesso é fácil, mas não menos importante é premiar um fracasso inteligente, um insucesso relativo.
<< >>
 

Facebook

Inspirações

Quase Sem o Saber

© Copyright 2003-2019 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE