J. M. Coetzee

África do Sul
n. 9 Fev 1940
Escritor [Nobel 2003]

25 Citações

>>

Se tiveres reservas sobre o sistema e quiseres mudá-lo, o argumento democrático diz, fá-lo dentro do sistema: coloque-se como candidato a um cargo político, submeta-se ao escrutínio e ao voto dos seus concidadãos. A democracia não permite que se faça política fora do sistema democrático. Nesse sentido, a democracia é um sistema totalitário.

Diary of a Bad Year
Os Estados modernos apelam à moralidade, à religião, e à lei natural como fundação ideológica da sua existência. Ao mesmo tempo é preparado para infringir qualquer um ou todos destes princípios, no interesse da auto-preservação.

Diary of a Bad Year
Eu acredito mesmo que não tenho medo da morte. O que me faz encolher, acredito, é a vergonha de morrer tão estúpido e confuso como sou.

Waiting for the Barbarians
Talvez nos faça bem ter uma queda de vez em quando. Desde que não nos quebre.

Boyhood
As nossas mentiras revelam tanto de nós como as nossas verdades.

Slow Man
Se vamos ser gentis, que ela não passe de uma generosidade simples, e não que seja por culpa ou por esperarmos retribuição.

Disgrace
A verdade não é falada através da raiva. A verdade é falada, se alguma vez vier a ser falada, através do amor.

Slow Man
Como é que conseguiremos erradicar o desprezo, especialmente quando este desprezo é fundado em nada mais substancial do que as maneiras à mesa, as variações na estrutura da pálpebra?
A história carece de vida a menos que lhe proporciones um lugar na tua consciência.

Diary of a Bad Year
Eu exorto-vos: não destruam esses vossos comboios de pensamento. Sigam-nos até ao seu fim. Os vossos pensamentos e sentimento. Sigam-nos constantemente e irão crescer com eles.

Slow Man
Bem, isso é aquilo que arricas quando te apaixonas. Corres o risco de perder a tua dignidade.

Summertime
Ele não sabe o que é a liberdade. A liberdade é uma palavra, menos que uma palavra, menos que um ruído, um de uma multitude de ruídos que eu faço quando abro a minha boca.

Foe
O Império não requer que os seus servos se amem uns aos outros, mas que cumpram o seu dever.

Waiting for the Barbarians
O temperamento de uma pessoa é fixo, definido. O crânio, seguido do temperamento: as duas partes mais duras do corpo. Siga o seu temperamento. Não é uma filosofia, é uma regra.

Disgrace
Seria melhor se este obscuro capítulo da história do mundo fosse encerrada de uma vez, e que estas pessoas horríveis desparecessem da face da terra e que nós jurássemos fazer um novo começo, criando um império onde não haveria mais injustiça nem dor.
É inimaginável, talvez; mas o inimaginável está lá para ser imaginado.

Slow Man
Dormir já não é mais um banho de cura, a recuperação das forças vitais, mas um esquecimento, uma escovagem nocturna aniquiladora.

Waiting for the Barbarians
Onde a civilização implicava a corrupção por virtudes bárbaras e a criação de pessoas dependentes, eu decidi, eu era contra a civilização.

Waiting for the Barbarians
As palavras são moedas. As palavras alienam. A linguagem não é um meio para o desejo. O desejo é o êxtase, não a troca.
Eu não sou o «nós» de ninguém.

Slow Man
>>
 

Facebook

© Copyright 2003-2019 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE