Natália Correia

Portugal
13 Set 1923 // 16 Mar 1993
Poeta

35 Citações

<< >>

Os meus mestres foram todos os homens e mulheres que me deslumbraram em leitura e não só: em exemplos de vida.

Entrevista (1983)
Eu acho que o segredo da nossa personalidade está naquilo que nós ignoramos de nós próprios. Quando pretendemos racionalizar, as coisas escapam-nos.

Entrevista (1983)
Tenho é a sorte de possuir três ou quatro amigos fiéis. Se as pessoas vêem nisso uma corte, terei de considerar uma tal interpretação com frustração de quem não os tem. Eu tenho. E devo dizer que também faço tudo por isso, porque me esforço por retribuir a amizade que recebo.

Entrevista (1969)
Só aceito a disciplina quando me demonstram que ela é uma necessidade ética ou criadora. Quando não mo demonstram, não aceito.

Entrevista (1983)
Adoro as pessoas e por isso não lhes perdoo quando elas não justificam esse gostar.

Entrevista (1983)
A desordem é necessária, por isso Diónisos existe, porque é na desordem que vamos sorver a ordem. A ordem constante estagna, apodrece. Então tem que vir a desordem como uma espécie de purga, para voltarmos à ordem.

Entrevista (1983)
Vendo bem, os partidos são muito parecidos uns com os outros, excluindo a Sereníssima Majestade do PC.

Entrevista (1983)
Quando digo escritas diferentes, são escritas em prosa, ensaio de tipo imaginativo, teatro, ficção, que são ainda prolongamentos da poesia. Haverá momentos em que tenho de repousar um pouco, digamos, da febre da criação poética e então vou procurar encontrar a poesia em expressões mais repousadas.

Entrevista (1983)
Todos nós estamos sujeitos a que nos inventem biografias. Inventem à vontade... O problema é das pessoas que as inventam.

Entrevista (1983)
A poesia está celularmente vinculada à língua mãe e na melhor das hipóteses as melhores traduções são meras recriações.

Entrevista (1963)
<< >>
 

Facebook

© Copyright 2003-2019 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE