Papa Francisco

Argentina
n. 17 Dez 1936
Papa da Igreja Católica

40 Citações

>>

Muitas vezes nos perguntamos que mundo deixaremos às nossas crianças. Devemos também perguntar: que crianças deixaremos ao mundo?

Wall Street Journal (2013)
Quando se explica demasiado, corre-se o risco de se equivocar. Só na narração se pode operar um discernimento, não na explicação filosófica ou teológica, nas quais, pelo contrário, se pode discutir.

Desafios à Vida Consagrada
Na vida é difícil que tudo seja claro, preciso, desenhado de maneira nítida. A vida é complexa, é feita de graça e de pecado. Se uma pessoa não peca, não é humana. Todos erramos e devemos reconhecer a nossa debilidade.

Desafios à Vida Consagrada
Às vezes somos muito cruéis. Vivemos a tentação comum de criticar para satisfação pessoal ou para provocar uma vantagem pessoal. Às vezes, as crises da fraternidade devem-se à fragilidade da personalidade.

Iluminai o Futuro
Se numa comunidade não se sofrem conflitos, isso quer dizer que falta alguma coisa. A realidade diz que em todas as famílias e em todos os grupos humanos existe o conflito. E o conflito deve ser assumido: não deve ser ignorado. Se encoberto, cria tensão, e depois explode. Uma vida sem conflitos não é vida.

Iluminai o Futuro
É necessário considerar que a linguagem dos jovens em formação actualmente é diferente da dos que os precederam: vivemos uma mudança de época. A formação é uma obra artesanal, não policial. Devemos formar o coração. De outro modo, formamos pequenos monstros.

Iluminai o Futuro
Quem trabalha com os jovens não pode fechar-se, dizendo coisas demasiado vulgares e estruturadas como um tratado, porque estas coisas afastam-nos. É preciso uma nova linguagem, um novo modo de dizer as coisas.

Iluminai o Futuro
Para compreender verdadeiramente a realidade, devemos deslocar-nos da posição central e dirigirmo-nos para a zona periférica. Estar na periferia ajuda a ver e a compreender melhor, a fazer uma análise mais correcta da realidade, sendo avesso ao centralismo e às abordagens ideológicas.

Iluminai o Futuro
As grandes mudanças da história realizaram-se quando a realidade foi vista não a partir do centro, mas da periferia. É uma questão hermenêutica: compreende-se a realidade apenas quando se olha da periferia, e não quando o nosso olhar se coloca num centro equidistante de tudo.

Iluminai o Futuro
Quando se educa para aprender a adiar algumas coisas e esperar o momento oportuno, ensina-se o que significa ser senhor de si mesmo, autónomo face aos seus próprios impulsos.

Amoris laetitia - A Alegria do Amor
>>
 

Facebook

© Copyright 2003-2018 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE