Rafael Chirbes

Espanha
27 Jun 1949 // 15 Ago 2015
Escritor

35 Citações

>>

A vida humana é o maior desperdício económico da natureza: no momento em que poderíamos começar a tirar proveito da nossa experiência, morremos, e os que vêm a seguir voltam a começar do zero. Voltar a ensinar a criança a andar, levá-la à escola para que distinga uma circunferência de um quadrado, o amarelo do vermelho, o sólido do líquido, o duro do mole.

Na Margem
Conseguir o amor de alguém que te despreza, ou a quem és indiferente, é uma tarefa bastante mais difícil do que atirá-la ao chão com um murro. Os homens batem por impotência. Julgam conseguir por meio da força aquilo que não alcançam por meio da ternura e da inteligência.

Na Margem
Ninguém quer ter uma vida comum, ninguém quer que se leia no seu obituário: nasceu, viveu, trabalhou, procriou e morreu. Por isso as pessoas não hesitam em fazer tudo o que podem para chamar a atenção, coisas absurdas, complicadas, trabalhosas, coisas que se negariam a fazer se lhes fossem impostas por um contrato laboral. É assim desde que o mundo é mundo.

Na Margem
Para resistir, para continuar vivo, é preciso uma boa dose de idealismo. Capacidade de mentirmos a nós próprios. Só sobrevivem aqueles que acreditam ser o que não são.

Na Margem
Os homens são animais estranhos, pensamos e sentimos com lógicas diferentes, e muitas vezes o que sentimos opõe-se ao que nos convém. O amor, a paixão, os sentimentos - e até, porque não, o ódio - que podem arruinar-nos, mas avançamos em direcção à ruína deliberadamente, temos necessidade de continuar a fazê-lo e ninguém sabe explicar porquê.

Na Margem
Se o dinheiro serve para alguma coisa, é sem dúvida para comprar inocência aos filhos. Nada mais. A vantagem não é pequena. Tira-te do reino animal e introduz-te no reino moral.

Na Margem
Cada homem tem a sua forma particular de maldade.

Na Margem
O tempo domestica-nos a todos, acalma-nos, seda-nos, embala-nos suavemente até ao sono final.

Na Margem
Hoje damos por adquirido que, para amar alguém, temos de nos acostumar à pessoa, conviver com ela quotidianamente, ter saudades dela quando se ausenta.

Na Margem
Os medos e os desejos não estão ao alcance dos bisturis.

Na Margem
Todos sabemos que o mundo se divide entre o eu e o resto. A grande fratura existencial. Toda a história da filosofia gira em torno desse tema, e é algo que damos por garantido assim que começamos a recolher as nossas primeiras perceções. Faz parte da imprescindível bagagem para a vida.

Na Margem
O que melhor suporta a passagem do tempo é a mentira. Abrigas-te nela e sustenta-la sem que se deteriore. Em contrapartida, a verdade é instável, corrompe-se, dilui-se, esquiva-se, foge. A mentira é como a água, incolor, inodora e insípida: o paladar não dá por ela, mas refesca-nos.

Na Margem
A relação entre o dinheiro e o transcendente é sempre infeliz.

Na Margem
A inveja é um mal terrível. Se uma cabeça se ergue acima das outras, toda a gente tenta decepá-la.

Na Margem
Só tenho aquilo que me falta. O que não fui capaz de alcançar, o que perdi, é tudo o que possuo, o que me pertence verdadeiramente, o vazio de que sou feito. Tenho aquilo de que careço.

Na Margem
O que é o sexo senão o desejo de abrigo, de recolhimento nesse reduto rosado e macio: meter-se dentro de outro através de um dos seus orifícios, o desejo de regressar a esse lugar, ao oco interior, escuro e quente, embalado no líquido amniótico, balouçando entre fleumas.

Na Margem
Só sentes a felicidade quando pensas que vai chegar, é um pressentimento, mas depois ela passa ao largo, escapa-se, desaparece.

Na Margem
Ninguém escapa àquilo que é. Todas as cores fazem parte da mesma nódoa.

Na Margem
Aqui o céu é a roupa que compras, os cremes de maquilhagem, o frigorífico e as coisas que tem lá dentro, o carro para ir para o trabalho ou para levar os miúdos a passear ao domingo à tarde.

Na Margem
Não há outro céu além deste amontoar de coisas, e esse céu custa dinheiro, o dinheiro é a chave do céu, e isto causa muita desesperança quando não se tem os euros necessários.

Na Margem
>>
 

Facebook

© Copyright 2003-2019 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE