Nelson Mandela

África do Sul
18 Jul 1918 // 5 Dez 2013
Estadista, Nobel da Paz

9 Citações



É melhor confiar no apoio dado livremente pelas pessoas; de contrário, esse apoio é fraco e fugaz. A organização deve ser um porto de abrigo, não uma prisão.
Há um traço de bondade no homem que pode estar enterrado ou escondido, e que surge então, sem se esperar.
Descobri que, nas discussões, nunca é bom adoptar um tom de superioridade moral para com o nosso oponente.
Não se pode falar a uma multidão da mesma maneira como se fala a uma audiência de duas dúzias de pessoas. No entanto, sempre tentei ter tanto cuidado a explicar as coisas a grandes como a pequenas audiências.
Aprendi que humilhar outra pessoa é fazê-la sofrer uma sorte desnecessariamente cruel. Até em pequeno eu derrotava os meus oponentes sem os humilhar.
Lembro-me sempre do axioma do regente: um líder, dizia ele, é como um pastor. Fica atrás do rebanho, deixando os mais rápidos irem à frente, seguindo depois os outros, não percebendo que durante o tempo todo estão a ser dirigidos da rectaguarda.
Se esperas pelas condições ideais, elas nunca ocorrerão.
Sou fundamentalmente um optimista. Que isso venha da Natureza ou do ambiente, não sei dizer. Parte de ser optimista é manter a cabeça virada para o sol, os pés a andar para a frente.
Todos os homens, mesmo os aparentemente mais frios, têm um núcleo de decência, e são capazes de mudar caso se lhes toque o coração.
 

Facebook

© Copyright 2003-2019 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE