Eça de Queirós

Portugal
25 Nov 1845 // 16 Ago 1900
Escritor

15 Citações

>>

A arte oferece-nos a única possibilidade de realizar o mais legítimo desejo da vida - que é não ser apagada de todo pela morte.
A curiosidade, instinto de complexidade infinita, leva por um lado a escutar às portas e por outro a descobrir a América; - mas estes dois impulsos, tão diferentes em dignidade e resultados, brotam ambos de um fundo intrinsecamente precioso, a actividade do espírito.
Em todas as evoluções da arte, nós (portugueses) nunca aproveitamos com os princípios, e ficamos sempre com os maneirismos.
A arte, para os que não se enclausuraram todos nela como nos muros de um mosteiro, poetiza singularmente a existência.
A arte é tudo porque só ela tem a duração - e tudo o resto é nada! As sociedades, os impérios são varridos da Terra, com os seus costumes, as suas glórias, as suas riquezas.
Em arte, a copiosa, exuberante, luxuosa e florida fantasia cansa, esquece e passa - e só há eternidade para a beleza pura e simples.
Quando se quer mostrar a beleza de um cristal, movendo-o muito com os dedos - quase sempre se finda por lhe empanar a transparência e o brilho casto.
Um homem de letras, que não escreve as suas memórias, tem realmente direito a que os outros lhas não escrevam.
Diz-me o que comes, dir-te-ei o que és. O carácter de uma raça pode ser deduzido simplesmente do seu método de assar a carne. Um lombo de vaca preparado em Portugal, em França, ou Inglaterra, faz compreender talvez melhor as diferenças intelectuais destes três povos do que o estudo das suas literaturas.
A ciência realmente só tem alcançado tornar mais intensa e forte uma certeza: - a velha certeza socrática da nossa irreparável ignorância. De cada vez sabemos mais - que não sabemos nada.
>>
 

Facebook

Inspirações

Um Minuto de Amor

© Copyright 2003-2019 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE