Dante Alighieri

Itália
25 Mai 1265 // 13 Set 1321
Poeta

19 Citações

>>

Sai da mão de Deus que a contempla / antes de criá-la, como uma criança / que chora e ri sem verdadeiro motivo, / a alma ingénua que tudo ignora, / excepto quando, movida pelo desejo de retornar a Ele, / segue de bom grado o que a diverte.
Em vida, / eu jamais teria sido tão cortês, / tal era o meu desejo de sobressair.
Quanto maior é a sede, maior é o prazer em satisfazê-la.
A razão vos é dada para discernir o bem do mal.
Contentai-vos em conhecer as obras de Deus; pois, / se os homens tivessem podido conhecer todas as coisas, / teria sido inútil o parto de Maria; / e os vistes desejar, sem resultado, / conhecer a causa das coisas, / tanto que a insatisfação de seu desejo constitui, eternamente, a sua pena.
A fama que se adquire no mundo não passa de um sopro / de vento, que ora vem de uma parte, ora de outra, / e assume um nome diferente segundo a direcção de onde sopra.

Louco é quem espera que a nossa razão / possa percorrer a infinita via / que tem uma substância em três pessoas.
As leis existem, mas quem as aplica ?
Vós que viveis e sempre atribuís tudo o que ocorre na terra / aos movimentos celestes, como se tal movimento imprimisse / em todas as coisas uma necessidade, // Se assim fosse, em vós seria destruído / o livre-arbítrio, e não seria justo que o homem tivesse / por bem a alegria e por mal a dor.
Pelo exemplo de Beatriz compreende-se / facilmente como o amor feminino dura pouco, / se não for conservado aceso pelo olhar e pelo tacto do homem amado.
>>
 

Facebook

.
© Copyright 2003-2017 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE