204 Citações

>>

Em todo o caso, casai-vos. Se vos couber em sorte uma boa esposa, sereis felizes; se vos calhar uma má, tornar-vos-eis filósofos, o que é excelente para os homens.

Bessa-Luís , Agustina

Casamento - é muito difícil conhecer uma pessoa com quem se vive muito próximo, porque há um fenómeno de desfocagem, porque se está tão próximo não há uma perspectiva para conhecer, só para amar.

Cardoso , Miguel Esteves

É este um segredo de um bom casamento. Tem sorte o casal em que um prefere as pernas do frango e o outro o peito. Mas não tem tanta sorte o casal em que ambos gostam mais das pernas. Ao princípio, dão muitos saltos e gritam que são iguaizinhos mas não tarda perceberem que as igualdades não só aborrecem como enfurecem, levando a tédios e guerras e, fatalmente, ao tédio das guerras que é a morte do casal. O mesmo acontece com os feitios opostos. Atraem-se e fazem faísca porque não são capazes de estar juntos. O corte de energia ainda chega mais depressa.

Jornal Público, 4 Jan 2012

Pavese , Cesare

As únicas mulheres com quem vale a pena casar são aquelas que não são confiáveis como esposas.

Il Mestiere di Vivere

Wilde , Oscar

Mais casamentos são actualmente arruinados pelo senso comum do marido do que por qualquer outro motivo. Como se pode esperar que uma mulher seja feliz com o homem que insiste em tratá-la como se fosse um ser racional.

Espanca , Florbela

Acho que é no casamento que está a felicidade de um homem normal.

Correspondência (1927)

Wilde , Oscar

Devia-se estar sempre apaixonado. É a razão pela qual nunca nos devíamos casar.

Uma Mulher sem Importância
O ideal no casamento é que a mulher seja cega e o homem surdo.

Schopenhauer , Arthur

Casar-se significa duplicar as suas obrigações e reduzir a metade dos seus direitos.

Kierkegaard , Soren

O casamento feliz é e continuará a ser a viagem de descoberta mais importante que o homem jamais poderá empreender.

Conversa sobre o Casamento
>>
 

Facebook

O Futuro da Espécie Humana

Não sei se as populações estão a aumentar ou a diminuir. É claro que, com o aborto, com a pílula, com as "camisas de Vénus", com a soma dessas coisas todas, a procriação diminui, a velhice aumenta; a...

O Prestígio da Poesia

O prestígio da poesia é menos ela não acabar nunca do que propriamente começar. É um início perene, nunca uma chegada seja ao que for. E ficamos estendidos nas camas, enfrentando a perturbada imagem ...
© Copyright 2003-2016 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE