Top Autores
 
Fernando Pessoa Eça de Queirós Florbela Espanca Friedrich Nietzsche Padre António Vieira Agostinho da Silva Clarice Lispector José Saramago Miguel Torga Sigmund Freud Franz Kafka
Livros Citador
Fernando Pessoa, Friedrich Nietzsche, Agostinho da Silva, Eça de Queirós e outros grandes autores em compilações de citações e textos temáticos únicas.

Notícias Citador
Janeiro 2014

O Citador adaptou o site para uma navegação cómoda através de dispositivos tablet e mobile, indo ao encontro de um público que já representa 25% to total do tráfego do site.



Dezembro 2013


O Citador chegou aos 100.000 fãs na sua página do Facebook, que continua a ser continuamente actualizada com destaques de citações, pensamentos e poemas do Citador.

Atento a esta interacção tão forte entre o site e o Facebook, o Citador passou a ordenar todas as listas de citações, textos e poemas pelo número de gostos do público, tornando mais apelativa a consulta dos conteúdos, ao ficarem em destaque as preferências dos utilizadores.



Fevereiro 2013

Foi publicado o 15º livro do Citador, intitulado Citações de Salazar. Já se encontra disponível nas livrarias.



Novembro 2012

Foi publicado o 14º livro do Citador, intitulado Citações e Pensamentos de Camilo Castelo Branco. Já se encontra disponível nas livrarias.



Julho 2012


O Citador inagurou mais uma nova secção de conteúdos, dedicada a Imagens com Citações. Dado a tendência de partilha de imagens sugestivas nas redes sociais por parte dos seus utilizadores, o Citador vem preencher uma lacuna que se notava na divulgação deste tipo de conteúdos.



2 de Abril 2012

O Citador quebrou mais um máximo de audiência, tendo ultrapassado, no mês de Março/2012, mês em que fez o seu 9º aniversário, os 4 milhões de visualizações.



Fevereiro 2012

Foi publicado o 13º livro do Citador, intitulado Citações e Pensamentos de Sigmund Freud. Já se encontra disponível nas livrarias.



Outubro 2011

Dado o sucesso da série Cartoons de Fernando Pessoa, e dos Cartoons de Eça de Queirós, inauguram-se esta semana dois novos autores, Florbela Espanca e Bocage.



Outubro 2011

Foi publicado o 12º livro do Citador, intitulado Citações e Pensamentos de Bocage. Já se encontra disponível nas livrarias.



Junho 2011

A partir de agora o Citador permite encontrar rimas para qualquer palavra que as tenha, e, por outro lado, a partir de um verso de um poema, encontrar outros versos de outros poemas que rimem com esse. Para os estudiosos ou para os candidatos a poetas, uma forma muito prática de analisar ou construir poemas, através das rimas dos seus versos. Divirtam-se! Através da secção das Rimas, ou através da secção dos Poemas (consultando cada poema individualmente).



Maio 2011

A colecção Citações e Pensamentos chegou ao Brasil, através da Leya Brasil. Estão já disponíveis nas livrarias brasileiras 3 títulos, Fernando Pessoa, Friedrich Nietzsche e Eça de Queirós.



Maio 2011

O Citador tem um novo layout, substituindo o antigo que contava já com 8 anos de vida. Desta forma o site apresenta-se agora mais leve e apelativo, com uma maior interligação entre as várias secções, facilitando a navegação ao utilizador.



Abril 2011

Dado o sucesso da série Cartoons de Fernando Pessoa, inicia-se agora uma nova série, desta feita dedicada a Eça de Queirós e Portugal, um conjunto de cartoons corrosivos e lúcidos sobre Portugal e os os Portugueses, opiniões de Eça de Queirós que se mantêm válidas nos dias de hoje.



Abril 2011


O Citador inagurou uma nova secção de conteúdos, dedicada às Letras de Músicas. Dada a sua proximidade com muitas das temáticas das citações, pensamentos e poemas presentes no Citador, esta nova secção nasce de uma forma natural como complemento aos conteúdos já existentes.



Fevereiro 2011


O Citador chegou aos 20000 fãs na sua página do Facebook, que continua a ser continuamente actualizada com destaques de citações, pensamentos e poemas do Citador.

Em virtude dos muitos "Gosto", comentários e partilhas de links feitas pelos utilizadores do Facebook, o Citador criou uma maior integração com esta plataforma, permitindo agora aos utilizadores criarem destaques ainda mais apelativos para o Facebook a partir de links do Citador.



Fevereiro 2011

Foi publicado o 11º livro do Citador, intitulado Citações e Pensamentos de Florbela Espanca. Já se encontra disponível nas livrarias.



Janeiro 2011




O Citador estreia-se na área dos cartoons através de uma parceira com Ricardo Campus. Como primeira iniciativa, Cartoons de Fernando Pessoa, cartoons temáticos que ilustram citações carismáticas deste grande autor.



Janeiro 2011

A partir deste mês o Citador passou a fazer actualização de citações em qualquer dia do mês, deixando de vez a pouco flexível actualização mensal.



Novembro 2010

Foi publicado o décimo livro do Citador, intitulado Citações e Pensamentos de Padre António Vieira. Já se encontra disponível nas livrarias.



Setembro 2010

Sendo a secção de Poemas de Amor uma das preferidas dos utilizadores, foram recolhidos e introduzidos dezenas de Novos Poemas de Amor de autores portugueses na respectiva base oficial do site.



Julho 2010


O Citador chegou aos 11000 fãs na sua página do Facebook, que é continuamente actualizada com destaques de citações, pensamentos e poemas do Citador.



Maio 2010

Os livros da colecção «Citações e Pensamentos» têm já várias reedições: Fernando Pessoa já vai na 4ª edição, Agostinho da Silva já vai na 5ª edição, e tanto Friedrich Nietzsche como Eça de Queirós vão também entrar em 2ª edição. Antes do final do ano, teremos um novo livro nesta colecção. Tentem adivinhar qual será o autor.



Abril 2010

Foi publicado o nono livro do Citador, intitulado Citações e Pensamentos de Eça de Queirós. Já se encontra disponível nas livrarias.



Fevereiro 2010

Em consequência das últimas recolhas de citações, o Citador dispõe de 350 Novas Citações na respectiva base oficial do site.



Fevereiro 2010


O Citador chegou aos 5000 fãs na sua página do Facebook, que é continuamente actualizada com destaques de citações, pensamentos e poemas do Citador.



Janeiro 2009

Pode ouvir a mini-entrevista ao Citador, em torno dos recentes livros «Citações e Pensamentos de Agostinho da Silva» e «Amor e Amizade» em Entrevista no Programa «À Volta dos Livros».



Dezembro 2009

Foi publicado o oitavo livro do Citador, intitulado Citações e Pensamentos de Agostinho da Silva. Já se encontra disponível nas livrarias.



Novembro 2009

Foi publicado o sétimo livro do Citador, intitulado Citações e Pensamentos sobre Amor e Amizade, uma compilação de 1250 textos e citações efectuada pelo Citador ao longo de vários anos. Já se encontra disponível nas livrarias.



Novembro 2009

Encontra-se em fase de impressão um dos próximos livros do Citador, «Amor e Amizade - Citações e Pensamentos», os temas mais lidos no site.



Setembro 2009

Foi publicado o sexto livro do Citador, intitulado Citações e Pensamentos de Friedrich Nietzsche, uma compilação de textos e citações do autor efectuada pelo Citador ao longo de vários anos. Já se encontra disponível nas livrarias.



Setembro 2009

Em consequência da actualização regular mensal efectuada em Setembro, o Citador dispõe de 300 Novas Citações na respectiva base oficial do site.



Julho 2009


Dada a grande expansão desta rede social, a partir de agora pode seguir os destaques especiais do Citador no Facebook, tornando-se fã desta página.



Julho 2009

O Twitter do Citador tornou-se um êxito, com mais de 20000 seguidores, tendo alcançado o 1º lugar do Top Twitter Portugal.



Junho 2009

No mês de Maio o Citador ultrapassou pela primeira vez os dois milhões de páginas vistas num mês. O nosso muito obrigado a todos os utilizadores!



13 Maio 2009

Pode ouvir a mini-entrevista ao Citador, em torno do livro «Citações e Pensamentos de Fernando Pessoa» em Entrevista no Programa «À Volta dos Livros».



11 de Maio 2009

O livro Citações e Pensamentos de Fernando Pessoa, esgotou a 1ª edição em apenas 1 mês, encontrando-se já em 2ª edição. O nosso muito obrigado a todos os leitores!



4 de Abril 2009

Foi publicado o quinto livro do Citador, intitulado Citações e Pensamentos de Fernando Pessoa, uma compilação de textos, citações e poemas do autor efectuada pelo Citador ao longo de seis anos. Já se encontra disponível nas livrarias.



2 de Abril 2009

Em consequência da actualização regular mensal efectuada em Abril, o Citador dispõe de 200 Novas Citações na respectiva base oficial do site.



21 de Fevereiro 2009


A partir de agora pode seguir as novidades e destaques especiais do Citador no Twitter, que conta já com mais de 500 assinantes.



2 de Fevereiro 2009

Em consequência da actualização regular mensal efectuada em Fevereiro, o Citador dispõe de 300 Novas Citações na respectiva base oficial do site.



7 de Janeiro 2009

Em consequência da actualização regular mensal efectuada em Janeiro, o Citador dispõe de 200 Novas Citações na respectiva base oficial do site.



1 de Dezembro 2008

Em consequência da actualização regular mensal efectuada em Dezembro, o Citador disponibiliza 1000 Novos Provérbios.



2 de Novembro 2008

15000 Citações
800 Páginas
Vai ser publicado o quarto livro do Citador, intitulado Dicionário de Citações, uma compilação temática de citações efectuada pelo Citador ao longo de oito anos. Disponível em Janeiro/2009 nas livrarias, é no entanto possível efectuar já a pré-reserva através deste site.



1 de Outubro 2008


Foi inagurado um espaço dedicado a Poemas, disponibilizando centenas de poemas temáticos. Mais um grande espaço de conteúdos do Citador, que de forma regular ao longo dos próximos meses actualizará esta secção para que venha a conter milhares de poemas, constituindo a maior base temática de poemas na Internet em Português.

No intuito de se consolidar em pouco tempo uma grande base temática de poemas, a secção de citações não terá actualizações nos próximos meses.



1 de Setembro 2008

Em consequência da actualização regular mensal efectuada em Setembro, o Citador dispõe de 500 Novas Citações na respectiva base oficial do site.



28 de Julho 2008


Foi inagurado um espaço dedicado a Anedotas, disponibilizando centenas de anedotas temáticas.



14 de Outubro 2007


Está agora disponível o Citador em PDA, um novo suporte para acesso rápido a citações a partir de um dispositivo móvel.



7 de Outubro 2007

500 Textos Temáticos
294 Páginas
Foi publicado o terceiro livro do Citador, intitulado O Livro das Reflexões e Pensamentos, uma selecção essencial da recolha de textos efectuada pelo Citador em cinco anos. Disponível por encomenda através deste site.


2 de Outubro 2007


Está finalmente disponível o Serviço de Citações por RSS, conforme solicitado por muitos utilizadores do Citador.



18 de Novembro 2006

100 Temas
250 Páginas
Foi publicado o segundo livro do Citador, intitulado Sabedoria Irreverente, outro livro original uma vez que reúne 250 textos temáticos e 500 citações representativos da sabedoria mais irreverente de todos os tempos. Disponível por encomenda através deste site.


18 de Novembro 2005

Notícia sobre «O Livro das Citações», no DNa, por Pedro Rolo Duarte, que pode ser consultada na secção de imprensa do site.



16 de Novembro 2005

400 Temas
216 Páginas
Foi publicado o primeiro livro do Citador, o O Livro das Citações, livro original uma vez que, para cada tema, apresenta uma citação e uma contracitação, servindo também como pequeno dicionário de citações dada a quantidade de temas que aborda. Disponível nas livrarias ou por encomenda através deste site.


2 de Novembro 2005

Em consequência da actualização regular mensal efectuada em Novembro, o Citador dispõe de 150 Novas Citações, na respectiva base oficial de citações do site.



7 de Outubro 2005

Em consequência da actualização regular mensal efectuada em Outubro, o Citador dispõe de 150 Novas Citações, na respectiva base oficial de citações do site.



3 de Outubro 2005

O Citador assinala, este mês, dois anos de recolha e disponibilização de Reflexões e Pensamentos, tendo já ultrapassado os 1500 excertos que constituem uma base de reflexão única, sem par a nível mundial. Fruto de um trabalho de pesquisa de livros em bibliotecas, alfarrabistas, e-books na Internet, etc, centrada em autores que já faleceram há mais de 70 anos (por via das restrições impostas pelos direitos de autor), o Citador orgulha-se de disponibilizar um conjunto riquíssimo de textos que contribuem para uma melhoria cultural e informativa de todas as pessoas que acedem livremente a estes conteúdos, pela diversidade de opiniões nas mais diferentes temáticas que nos são reveladas e que se mantêm actuais, a maioria das vezes mais pertinentes ou lúcidas que a maioria das opiniões que surgem dos denominados sábios da actualidade.

Por todo o sucesso que esta secção do site tem apresentado, uma vez que é a secção mais acedida logo a seguir à secção das citações, com índices de visitas bastante significativos, a equipe do Citador sente-se recompensada de todo o seu esfoço e certa de que o seu trabalho é valorizado, mantendo a sua perseverança no enriquecimento cada vez maior destes conteúdos.



5 de Setembro 2005

Em consequência da actualização regular mensal efectuada em Setembro, o Citador dispõe de 170 Novas Citações, na respectiva base oficial de citações do site.



4 de Agosto 2005

O Citador chegou às 1000 citações extraídas de artigos de opinião da imprensa Portuguesa. Iniciando essa actividade em Julho/2003, este é um marco representativo do trabalho persistente que tem sido feito, apresentando o CitActual uma riquíssima colecção de citações, que já ombreia, pela diversidade de temas, com a secção clássica da base oficial de citações do Citador.

Este mês não ocorrerá a tradicional actualização mensal da base oficial de citações, havendo nova actualização em Setembro - manter-se-ão as actualizações diárias de Reflexões e Pensamentos, até meados do mês de Agosto, que é quando a equipe do Citador irá tirar umas curtas férias, de 2 semanas, em termos de actualização diária de conteúdos.



2 de Julho 2005

Em consequência da actualização regular mensal efectuada em Julho, o Citador dispõe de 170 Novas Citações e 140 Novos Provérbios, nas respectivas bases oficiais do site.



4 de Junho 2005

Em consequência da actualização regular mensal efectuada em Junho, o Citador dispõe de 160 Novas Citações na respectiva base oficial do site.

A pedido de muitos utilizadores do site, foi reduzida a frequência de actualização da secção de Reflexões e Pensamentos, que continua a ser actualizada diariamente mas apenas com um excerto por dia, para dar mais tempo à leitura e acompanhamento dos novos excertos colocados.



9 de Maio 2005

Em consequência da actualização regular mensal efectuada em Maio, o Citador dispõe de 150 Novas Citações e 180 Novos Provérbios, nas respectivas bases oficiais do site.



7 de Abril 2005

Em consequência da actualização regular mensal efectuada em Abril, o Citador dispõe de 160 Novas Citações, na respectiva base oficial de citações do site.



28 de Março 2005

O Citador implementou um sistema profissional de gestão de publicidade on-line, que permite a qualquer anunciante, empresa ou particular (escritor ou autor, por exemplo) colocar, de acordo com as suas possibilidades e objectivos de exposição, anúncios nas páginas do site. Visite a Secção de Publicidade para mais informações.



1 de Março 2005

Em consequência da actualização regular mensal efectuada em Março, o Citador dispõe de 240 Novas Citações, na respectiva base oficial de citações do site.

O Citador duplicou o número mensal de páginas vistas, comparando com o valor de Outubro de 2004. Em Fevereiro de 2005 o Citador teve mais de 400000 (quatrocentas mil) páginas vistas, avalizado pelo índice SiteMeter.

Ainda, nos últimos dias sairam mais notícias sobre o Citador na imprensa, no suplemento Mil Folhas do jornal Público, na Exame Informática e no Diário Económico, que podem ser consultadas na secção de imprensa do site



1 de Fevereiro 2005

Em consequência da actualização regular mensal efectuada em Fevereiro, o Citador dispõe de 250 Novas Citações, na respectiva base oficial de citações do site.

O Citador atingiu os 10000 utilizadores registados. A todos, os nossos agradecimentos pelo interesse manifestado neste site.



3 de Janeiro 2005

380 Novas Citações
Em consequência da actualização regular mensal efectuada em Janeiro, o Citador dispõe de 380 Novas Citações, na respectiva base oficial de citações do site.

Reflexões e Pensamentos por Temas
Para melhorar a navegabilidade e pesquisa nos conteúdos já consideráveis de Reflexões e Pensamentos, o Citador procedeu a uma classificação temática dos mesmos, permitindo assim ir directamente ao conjunto de reflexões que mais lhe interessa em determinado momento. Classificados em centenas de temas, gostaríamos de destacar alguns deles:
Auto-Conhecimento - 28 Reflexões
Comunicação - 22 Reflexões
Felicidade - 33 Reflexões
Literatura - 43 Reflexões
Opinião - 18 Reflexões
Progresso - 11 Reflexões
Relações Humanas - 12 Reflexões
Sociedade - 63 Reflexões
Tempo - 10 Reflexões
Verdade - 20 Reflexões

Nova Secção de Adivinhas
O Citador inaugura uma nova secção de conteúdos, dedicada às adivinhas, suprindo outra lacuna de conteúdos na Internet em Portugal. Iniciamos esta secção com 225 adivinhas, quantidade que será aumentada nos próximos meses.

Mecenato Cultural
O Citador foi oficialmente reconhecido de interesse cultural pelo Ministério da Cultura, tendo ficado ao abrigo da Lei do Mecenato Cultural. Tal significa que qualquer entidade pode contibuir com um donativo (financeiramente ou em produtos e serviços), e ver o valor respectivo deduzido na sua declaração de impostos com uma majoração de 20 a 30 por cento.



23 de Dezembro 2004

No jornal Semanário Económico, a 23 de Dezembro, por Ana Cunha Almeida:

Maior site de citações em português
Uma citação à medida das necessidades

Colocar o máximo de cultura ao dispor do máximo possível de pessoas é o objectivo do www.citador.pt, um projecto inovador criado por Paulo Neves da Silva

É o maior site de citações em português e foi criado por Paulo Neves da Silva, um matemático com 37 anos. A ideia de criar o site www.citador.pt surgiu há cinco anos quando Paulo Neves da Silva se apercebeu que existiam «imensos livros de citações, cujos conteúdos estão recheados de imensas frases que nos fazem pensar sobre as mais variadas temáticas, mas que, no entanto, se encontram muito dispersas, sendo necessário consultar vários livros para se ter uma colecção minimamente razoável de citações pertinentes para cada tema específico».

O facto de existirem poucos projectos online com qualidade, quer ao nível de tecnologia quer de conteúdo, incentivou o empreendedor a «preencher essa lacuna, a bem da melhoria do acesso ao conhecimento de uma forma estruturada e muito objectiva», diz Paulo Neves da Silva. O projecto nasceu sem qualquer tipo de apoio institucional. «Todos os apoios que tivemos foram de amigos que nos ajudaram pontualmente na parte do design do site e no marketing do projecto. Tudo o resto tem sido investimento pessoal, meu e da Ana Guerreiro, que também trabalha no site». Contudo, o empreendedor espera que, durante os próximos meses, consiga recolher alguns apoios que compensem o projecto do ponto de vista financeiro. Além da recolha de conteúdos, o investimento que pode ser quantificado refere-se apenas aos custos monetários directos na aquisição de livros e do aluguer do alojamento do site e respectivo consumo de banda de Internet.

Um site para todos
O Citador dirige-se a todo o tipo de público. «O site não pretende, de forma alguma, ser elitista, querendo colocar o máximo de cultura ao dispor do máximo possível de pessoas. Tentamos sempre não forçar os limites, quer da simplicidade quer da complexidade, não colocando frases demasiado corriqueiras, nem pensamentos tão profundos que exijam um grande conhecimento académico para os compreender», explica Paulo Neves da Silva. Em www.citador.pt existem 10 mil citações organizadas por autores e temas que se assumem para muitos como úteis ferramentas de trabalho. É o caso dos jornalistas, target para o qual o empreendedor criou uma secção específica - o CitActual -, onde constam pequenas frases ou parágrafos de artigos de opinião dos principais diários ou semanários.



18 de Dezembro 2004

No site Tek Sapo, a 17 de Dezembro:

Citações mil

O Citador apresenta-se como a maior base de citações da Internet em português e é bem capaz de ter razão. No seu contador constam mais de 10 mil citações, 4.500 provérbios e 1.100 reflexões e pensamentos e 700 actualidades, acompanhadas por mais de 300 sugestões de leitura.

As citações estão organizadas por autor e tema, sendo actualizadas regularmente. Existem ainda outros serviços como o CitaLivre, onde os leitores podem pesquisar um arquivo de citações enviadas por outros leitores ou manter um arquivo próprio, e o CitActual que apresenta um arquivo de citações de protagonistas da sociedade portuguesa actual, recolhidas dos meios de comunicação social e actualizado diariamente.

O acesso a grande parte da informação é livre, mas os utilizadores registados têm a vantagem de aceder a todas as áreas completas e ainda gozar de uma área pessoal onde podem guardar as suas citações, autores e temas preferidos.

Link para Notícia sobre o Citador no site Tek Sapo

Na revista Tempo, a 15 de Dezembro:

Citações online

Com mais de dez mil citações disponíveis, o Citador é um site de citações e provérbios em português. Com uma organização por autores e temas, este site acrescenta mensalmente centenas de novas citações, incluindo da actualidade da imprensa portuguesa. As citações podem ser guardadas num citário personalizado.

Na revista Lux Woman, edição de Janeiro 2005:

Como já dizia o...

Para quem gosta de brilhar com frases feitas e ditados populares nas conversas com os amigos, encontra aqui uma óptima fonte. www.citador.pt tem mais de 10500 citações, 4000 provérbios, 1000 pensamentos... A lista é infinita. Estão também reservados espaços para a actualidade, com referências a entrevistas e a livros, e com leituras recomendadas.



13 de Dezembro 2004

Na Diário de Notícias de 13 de Dezembro, por Filipe Morais:

«Citador» quer dar impulso à reflexão sobre temas culturais
Literatura deu pontapé de saída
Objectivo passa por dar algo à sociedade
Pensamentos. Uma citação pode ser o ponto de partida para as reflexões pessoais de cada utilizador do «Citador»

Mais do que um dicionário de citações, mais que um espaço cultural. O Citador (www.citador.pt) apresenta-se como o maior site de citações em português e resulta de uma ideia já com perto de cinco anos, mas que só em Março de 2003 foi lançado na Internet, segundo explicou ao DN o autor do site, Paulo Neves da Silva. Uma nova imagem apresentada em Maio de 2004 acabou por dar uma nova visibilidade e navegabilidade ao projecto com «milhares de citações, aforismos e pensamentos, da antiguidade à actualidade».

O projecto que representa um sonho pessoal foi assim melhorado, de forma a cumprir um objectivo «altruísta, que passa por dar algo à sociedade». O autor do projecto refere que tudo começou através da leitura. Paulo Neves da Silva explicou que a sua formação está ligada à área científica, mas ao ler A Idade da Razão, de Jean Paul Sartre, «algo fez um click e levou-me a começar a reflectir e a querer guardar as ideias» expressas em algumas obras.

O responsável pelo citador.pt assume-se como um «leitor compulsivo» e que quer «partilhar os pensamentos e reflexões» que vai colhendo.

O objectivo do site é o «de levar as pessoas a reflectir. Se os utilizadores virem uma citação e esta lhes disser algo que os leve a reflectir e a pensar na sua vida, é positivo», diz Paulo Neves da Silva, que pretende assim promover o interesse pela literatura e pelas ideias e reflexões de autores reconhecidos ao longo dos tempos.

Numa altura em que as citações ganham importância na área política, Paulo Neves da Silva confessa nunca ter sentido que o seu projecto seja usado por intervenientes desta área. Mas «já aconteceu ter ouvido uma citação e saber que está disponível no Citador, o que não quer dizer que a tenham consultado no site.

O citador.pt exige uma forte dedicação, já que o site é actualizado diariamente, possuindo já perto de 11 mil citações.

A página está dividida em várias secções, como as Citações, Provébios, Reflexões e Pensamentos, Actualidades e Opiniões de Leitura. Os espaços Citalivre e Citários são dedicados aos utilizadores, para que estes possam expor as suas próprias citações e fazer a sua própria selecção de citações. O autor explica que recorreu aos dicionários de citações, mas também aos livros que leu para fazer crescer os diversos serviçoas gratuitos que estão disponíveis. «Quando estou a ler, vou riscando e sublinhando o que me interessa», diz.

Nas actualidades, o Citador segue a imprensa diária e «recolhe ideias das colunas de opinião, principalmente as que, independentemente de serem lidas agora como daqui a um ano, mantenham o seu valor», acrescenta Paulo Neves da Silva, destacando o cuidado que há em indicar as publicações consultadas, para que cada pessoa possa consultar os artigos completos.

A diversidade de temas e citações presentes no site levam a que também seja grande a diversidade de utilizadore. Paulo Neves da Silva adianta que o número de utilizadores tem vindo a crescer.

«Os utilizadores do Citador têm--se mantido fiéis», porque «à medida que vão conhecendo o site, vão voltando e isso vê-se pelos registos», que já ultrapassam os oito mil, disse. Actualmente, o Citador atinge os cerca de dez mil page views e «muitos dos acessos vêm do Brasil, porque o site é de língua portuguesa, mas não apenas para Portugal. E os brasileiros são mesmo dos mais participativos», sublinha Paulo Neves da Silva.

Além de ser o maior site de citações nacional, o Citador cresceu ainda para a blogosfera, aproveitando o fenómeno na Internet. O blogue do Citador quer explorar, de uma forma mais extensa, os pensamentos e reflexões que os seus responsáveis encontram em vários livros. Diariamente, são acrescentados posts, uma vez mais com o objectivo de provocar a reflexão. Aqui cresceu ainda a possibilidade de comentar os excertos publicados, desenvolvendo a interac-tividade e a discussão entre utilizadores. Com o fenómeno dos blogues, o Citador criou ainda um serviço em que cerca de três centenas de weblogs e sites disponibilizam já citações reunidas pelo projecto.

Saiba mais
Gosto pela leitura leva ao debate

Promover o gosto pela leitura, pelo debate e pela reflexão. Este é um dos principais objectivos do Citador. Paulo Neves da Silva explicou ao DN que o seu gosto pela leitura cresceu ao ponto de confessar que é um «leitor compulsivo», sendo que os seus autores preferidos são Fiódor Dostoievski e Vergílio Ferreira.

No entanto, o mentor do Citador criou espaço para que as citações ou críticas e opiniões literárias se debrucem sobre outros temas ou correntes. Paulo Neves da Silva sublinha ainda que o Fórum do Citador acaba por ser um espaço espacial, já que é aí que os utilizadores desenvolvem o debate e o gosto pela literatura, trocando opiniões e reflexões sobre os livros lidos. «Ao vermos a opinião de uma pessoa sobre um livro, ganhamos outra ideia quanto a essa obra, que nos faz reflectir sobre a ideia com que ficámos», afirma.

Paulo Neves da Silva indentifica o Citador como o seu projecto de vida e garante que vai dedicar -se ao site «enquanto for vivo». O alargamento do projecto, a um livro, por exemplo, não está posta de parte, mas é uma possibilidade que está ainda em estudo.

Nota: A mesma notícia encontra-se colocada no site do DN, em Citador quer dar impulso à reflexão sobre temas culturais



11 de Dezembro 2004

Na revista Grande Reportagem de 11 de Dezembro:

CITAÇÕES EM CATADUPA UPA, UPA...

O Citador é o maior «site» de citações em português, com milhares de máximas, aforismos e pensamentos, da antiguidade à actualidade, de centenas de autores, contendo ainda uma base de provérbios. Agora, quando navegar pela net, vá a www.citador.pt. Um projecto sem fins lucrativos.



10 de Dezembro 2004

Na revista Visão de 9 de Dezembro:

Citações

José Sócrates tem uma fonte quase inesgotável para abastecer os seus discursos de citações. O novo website português www.citador.pt oferece mais de 10 mil citações de autores portugueses e estrangeiros, clássicos e contemporâneos. Mas atenção a Gandhi: «A força não provém da capacidade física, mas da vontade férra.»



6 de Dezembro 2004

Em consequência da actualização regular mensal efectuada em Dezembro, o Citador dispõe de 210 Novas Citações, na respectiva base oficial de citações do site.



19 de Novembro 2004

No DNa de 19 de Novembro, por Pedro Rolo Duarte:

O Navegador Elogia

Como apreciador confesso por aforismos, citações e outras pequenas pérolas que se constróem com palavras, o navegador elogia o site «www.citador.pt», que reclama para si ser o maior espaço na net, em língua portuguesa, com este tipo de frases, organizadas por temas, autores, etc.. Além das citações clássicas, o Citador investe na actualidade com um «diz-se» actualizado da imprensa portuguesa. Um prazer para descobrir pérolas de todos os tipos. Como esta: «O conselho raramente é bem recebido e quem mais necessita dele é quem menos o aprecia» (Philip Chesterfield).

No Correio da Manhã de 17 de Novembro:

«Site» Citações em português

O Citador é o maior «site» de citações em português, com mais de dez mil citações organizadas por autores e temas. Disponível no endereço www.citador.pt, o «site» disponibiliza vários serviços tais como provérbios, reflexões e pensamentos.



8 de Novembro 2004

Em consequência da actualização regular mensal efectuada em Novembro, o Citador dispõe de 200 Novas Citações, na respectiva base oficial de citações do site.



29 de Outbro 2004

No Jornal das Letras de 27 de Outubro, por Manuel Alpern:

«A felicidade é uma estação intermédia entre a carência e o excesso», já dizia Ibsen. E convém não esquecer as sábias palavras de Schopenhauer: «A riqueza influencia-nos como a água do mar. Quanto mais bebemos, mais sede temos». Para não falar em Marcel Pagnol: «A ambição é a riqueza dos pobres». E Carlos Drummond de Andrade que, bem a propósito, dizia: «O cofre do banco contém apenas dinheiro. Frustrar-se-á quem pensar que nele encontrará riqueza». Este site dá para fazer um brilharete. Basta consultar e decorar a citação e utilizá-la numa banal conversa de café. Os seus amigos vão ficar embasbacados com a sua cultura. Não esquecendo que «a perplexidade é o início do conhecimento» (Marcial).

O Citador (www.citador.pt) pode ter outras utilizações úteis. Por exemplo, se lhe faltar uma epígrafe para o seu livro, basta seleccionar a palavra-chave e... já está. Sabendo de antemão que, como dizia Ionesco, «sendo o cómico a intuição do absurdo, ele afigura-se-me mais desesperante do que o trágico». E estando consciente que «As paixões são todas boas por natureza e nós apenas temos de evitar o seu mau uso e os seus excessos» (Descartes). Claro que tem também a utilidade de simplesmente fruir de frases sábias ou bonitas, que muitas vezes nos deixam a pensar. Porque, «De nada vale pensar, é preciso reflectir primeiro» (Pierre Dac).

O Citador também tem uma secção de provérbios sabendo que «o bom jogo tudo consente». Pode guardar à parte as suas citações preferidas, porque «cada um sabe de si e Deus sabe de todos».
Além disso, há também a citactual, com frases retiradas da Imprensa. Provavelmente, salvando-as, porque, como diz Antonio Tabucchi, «o livro é uma memória mais longa - tem vantagem sobre um jornal diário porque, no dia seguinte, este serve para embrulhar a salada na mercearia». Este site exemplar, com mais de 10 mil citações, é um projecto generoso (...). Se bem que se possa pôr a dúvida: «Existirá alguém tão esperto que aprenda pela experiência dos outros?» (Voltaire)



25 de Outbro 2004

No programa de televisão 2010, transmitido no canal 2 da RTP, no Sábado, a 23 de Outubro 2004, saiu uma notícia de divulgação do Citador, cujo conteúdo pode ser consultado fazendo o download deste filme. Gravar Filme

A mesma notícia encontra-se colocada no site do programa 2010, na rubrica de Sites da Semana. O seu conteúdo diz o seguinte:

O Uso faz o mestre e nesta tarefa o CITADOR pode ajudar.
Este provérbio pode ilustrar bem a utilidade do site. Se é daquelas pessoas que gosta de falar pela boca dos outros visitar o CITADOR pode ser útil. Um site que soma mais de 10 mil frases, dizeres e pensamentos organizados por autores e temas. E há actualizações todos os meses.
Através do registo é possível aceder a serviços como o Citário onde cada utilizador pode criar uma selecção própria de citações e partilhá-la com outros cibernautas.
É ainda aconselhável dar uma vista de olhos às reflexões e pensamentos. Aqui há excertos retirados de livros que expressam ideias consideradas importantes pelo CITADOR.
O espaço dedicado à Literatura funciona como um repositório de opiniões de leitura deixadas pelos utilizadores que pode chamar a atenção para algumas obras.
Um ponto de encontro virtual com a cultura a visitar!!!



20 de Outbro 2004

O site Citador continua com um aumento saudável de visitas, mês após mês, e, nos últimos 2 meses, tem aumentado ainda mais a sua popularidade. Os meses de Setembro e Outubro têm revelado uma subida de visitas ainda maior do que a verficada nos meses anteriores. Por essa razão, queremos desde já agradecer aos nossos milhares de utilizadores registados e aos imensos outros milhares de utilizadores que regularmente visitam e publicitam este site, valorizando e dando ainda mais motivação à alimentação regular dos conteúdos do Citador. Se desejar consultar as nossas estatísticas, consulte a página dedicada à Publicidade neste site.



11 de Outubro 2004

Em consequência da actualização regular mensal efectuada em Outubro, o Citador dispõe de 200 Novas Citações e 200 Novos Provérbios, nas respectivas bases oficiais do site.



6 de Setembro 2004

Em consequência da actualização regular mensal efectuada em Setembro, o Citador dispõe de 210 Novas Citações, na respectiva base oficial de citações do site.



10 de Agosto 2004

O Citador chegou às 10000 citações, com a actualização de 270 novas citações efectuada hoje. Um número simbólico mas importante, o qual significa que o Citador é, neste momento, a maior base de citações em Português, não só na Internet (como já o era há muitos meses), como ultrapassando em larga margem qualquer volumoso dicionário de citações publicado em língua portuguesa.



25 de Julho 2004

A equipe do Citador estará de férias de 25 de Julho a 10 de Agosto. Tal significa que não existirão, nesse período, actualizações diárias na secção de Reflexões e Pensamentos nem as quase-diárias de actualidades do CitActual. Findo esse período, tudo voltará à normalidade, procedendo-se, a 10 ou 11 de Agosto, à habitual actualização mensal de centenas de citações e provérbios nas respectivas secções.



5 de Julho 2004

Em consequência da actualização regular mensal efectuada em Julho, o Citador dispõe de 200 Novas Citações e 250 Novos Provérbios, nas respectivas bases oficiais do site.



22 de Junho 2004

Encontra-se disponível desde hoje uma nova rotina de javascript, que, tal como outras presentes noServiço de Citações permite, desta feita, que possa colocar no seu site ou blog o acesso à última Reflexão/Pensamento disponibilizada no site Citador. Para mais informações, ver: Serviço de Citações - Reflexões/Pensamentos.



7 de Junho 2004

Em consequência da actualização regular mensal efectuada em Junho, o Citador dispõe de 200 Novas Citações e 250 Novos Provérbios, nas respectivas bases oficiais do site.



30 de Maio 2004

O Citador acaba de inagurar uma nova secção, Reflexões e Pensamentos. Trata-se da oficialização dos conteúdos presentes no Blog do Citador, de uma forma mais organizada e de mais fácil navegação, além de criar uma potencial melhor inter-ligação com outras secções do site, através de links directos com outras secções respeitantes a cada autor (citações, biografias, bibliografias, opiniões de livros, etc).

Esta nova secção vai ainda sofrer algumas melhorias nas próximas semanas, em consonância com algumas alterações no Blog do Citador, por forma a harmonizar as funções destes dois meios de exposição: o Blog, como expositor dos últimos pensamentos/reflexões, o site como verdadeiro repositório organizado destes conteúdos.

A actualização no Blog continuará a ser diária.



2003 - O Ano do Lançamento do Citador

Dezembro/2003 - Inauguração da secção de Provérbios

Agosto/2003 - Inauguração do Blog do Citador

Julho/2003 - Inauguração da secção de Opiniões de Leitura

Junho/2003 - Inauguração da secção de Actualidades (citações da Imprensa Portuguesa)

Março/2003 - Inauguração do Site Citador
2000 - Início de Recolha de Conteúdos para o Citador
Garantia de Qualidade
O Citador é o maior site de citações, frases, textos e poemas genuínos e devidamente recenseados em língua portuguesa. Desde o ano 2000 que o Citador recolhe counteúdos directamente das fontes bibliográficas, sem recorrer a cópias de outros sites ou contributos duvidosos a partir de terceiros. Tem atenção aos Direitos de Autor.
Pesquisa
Citador em Inglês
© Copyright 2003-2014 Citador - Todos os direitos reservados | webdesign - One Small Step SOBRE O SITE
//