Eckhart Tolle

Alemanha
n. 16 Fev 1948
Escritor espiritual / Conferencista

A Fonte da Harmonia

A boa disposição e a alegria de um cão, o seu amor incondicional pela vida e a prontidão dele para a celebrar a todo o momento contrasta muito com o estado de espírito do dono - deprimido, ansioso, sobrecarregado de problemas, perdido em pensamentos, ausente do único lugar e do único tempo que existe: o Aqui e o Agora. E uma pessoa interroga-se: vivendo com alguém assim, como consegue o cão manter-se tão equilibrado e são, tão cheio de alegria?

Quando apreendemos a Natureza apenas através da mente, do pensamento, não somos capazes de sentir a sua força de viver e de existir. Vemos somente a parte física, a matéria, e não nos apercebemos da vida interior - o mistério sagrado. O pensamento reduz a Natureza a uma mercadoria que se usa na busca de benefícios ou de conhecimento ou de qualquer outro fim utilitário. A floresta ancestral passa a ser vista apenas como madeira, o pássaro como um objecto de investigação, a montanha como alguma coisa para se explorar ou conquistar.

Quando se apreende a Natureza, deve-se permitir que hajam momentos sem pensamento, sem a intervenção da mente. Ao aproximarmo-nos da Natureza desta maneira, ela responde-nos e, assim, participamos na evolução da consciência humana e planetária.

Repare no quanto uma flor está presente, no quanto está entregue à vida.

Aquela planta que tem lá em casa - alguma vez olhou verdadeiramente para ela? Alguma vez deixou que esse ser familiar, porém misterioso, a que chamamos planta, lhe ensinasse os segredos que encerra? Já reparou na profunda paz que ela possui? Na amosfera de tranquilidade que a rodeia? Quando se aperceber da serenidade e da paz que uma planta irradia, ela começará a ensinar-lhe alguma coisa.

Observe um animal, uma flor ou uma árvore e veja como eles estão assentes no Ser. São eles próprios. Têm uma dignidade, inocência e santidade enormes. Todavia, para perceber isso, precisará de ultrapassar o hábito de atribuir nomes e rótulos às coisas. A partir do momento em que olhar para além dos rótulos mentais, sentirá aquela inefável dimensão da Natureza que não pode ser entendida pelo pensamento ou apreendida através dos sentidos. Trata-se duma harmonia, dum carácter sagrado que impregna não apenas a totalidade da Natureza, mas que se encontra também dentro de si.

Eckhart Tolle, in 'A Voz da Serenidade'




Facebook

A Vida Acontece Agora

Identificar-se com a mente é ser aprisionado no tempo: a compulsão de viver quase exclusivamente das recordações e por antecipação. Esta situação gera uma preocupação interminável com o passado e com...

A Tua Vida é Agora

Toda a negatividade é provocada por uma acumulação de tempo psicológico e de recusa do presente. Mal-estar, ansiedade, tensão, stress, preocupações - todas as formas de medo - são causados por futuro...

Vontade de Mudança

Se achas que a situação da tua vida é insatisfatória ou até mesmo intolerável, só te rendendo primeiro conseguirás quebrar o padrão de resistência inconsciente que perpetua essa situação. Render-se é...
Inspirações

Falar ao Amigo

© Copyright 2003-2016 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE