Eckhart Tolle

Alemanha
n. 16 Fev 1948
Escritor espiritual / Conferencista

A Tua Vida é Agora

Toda a negatividade é provocada por uma acumulação de tempo psicológico e de recusa do presente. Mal-estar, ansiedade, tensão, stress, preocupações - todas as formas de medo - são causados por futuro em demasia e insuficiente presença. Sentimentos de culpa, arrependimento, ressentimento, injustiças, tristeza, amargura e todas as formas de falta de indulgência são provocados por passado em demasia e insuficiente presença.
A maioria das pessoas tem dificuldade em acreditar que seja possível um estado de consciência totalmente livre de negatividade. E no entanto é esse o estado de libertação para o qual todos os ensinamentos espirituais apontam. É a promessa de salvação, não num futuro ilusório, mas já aqui e agora.

Poderás ter dificuldade em admitir que o tempo seja a causa do teu sofrimento ou dos teus problemas. Acreditas que são provocados por situações específicas na tua vida e, visto de um ponto de vista convencional, isso é verdade. Mas até teres lidado com a disfunção básica da mente "que-faz-os-problemas" - o seu apego ao passado e ao futuro e a negação do Agora - os problemas são na verdade permutáveis. Se todos os teus problemas ou as consideradas causas do sofrimento ou da infelicidade te fossem milagrosamente retirados hoje, mas se tu não te tornasses mais presente, mais consciente, depressa te verias a braços com um conjunto idêntico de problemas ou de causas de sofrimento, como uma sombra que te seguisse para todo o lado aonde vais. No fim de contas, só há um problema: a própria mente escrava do tempo.

(...) Pensas que a tua atenção está no momento presente quando na realidade ela está completamente tomada pelo tempo. Não te podes sentir infeliz e ao mesmo tempo estar plenamente presente no Agora.
Aquilo a que te referes como a tua "vida", seria mais exacto se lhe chamasses a "situação da tua vida". É tempo psicológico: passado e futuro. Há determinadas coisas que no passado não correram como querias. Continuas ainda a resistir ao que aconteceu no passado, e agora estás a resistir ao que é. A esperança é o que te vale, mas a esperança mantém-te concentrado no futuro, e essa concentração permanente perpetua a tua recusa do Agora e por conseguinte a tua infelicidade.
É certo que a situação da minha vida actual é resultado de coisas que aconteceram no passado, mas ainda assim continua a ser a minha situação actual, e o que me faz infehz é estar atolado nela.
Esquece por momentos a situação da tua vida e presta atenção à tua vida.

A situação da tua vida existe no tempo.
A tua vida é agora.
A situação da tua vida é produto da mente.
A tua vida é real.
Descobre "a porta estreita que leva à vida". Chama-se Agora. Restringe a tua vida a este momento. A situação da tua vida pode estar cheia de problemas - acontece à maior parte das situações de vida - mas verifica se tens algum problema neste momento. Não amanhã nem daqui a dez minutos, mas agora. Tens algum problema agora?
Quando estás cheio de problemas, não há lugar para que algo de novo entre, não há lugar para uma solução. Por isso, sempre que puderes, arranja algum lugar, cria algum espaço, por forma a poderes descobrir a vida por debaixo da situação da tua vida.

Usa plenamente os teus sentidos. Sê quem és. Olha à tua volta. Olha apenas, não interpretes. Vê a luz, as formas, as cores, as texturas. Sente a presença silenciosa de cada coisa. Sente o espaço que permite que cada coisa seja. Escuta os sons; não os classifiques. Escuta o silêncio por debaixo dos sons. Toca em alguma coisa -qualquer coisa - e sente e reconhece o seu Ser. Observa o ritmo da tua respiração; sente o ar a entrar e a sair, sente a energia dentro do teu corpo. Deixa que tudo seja, dentro e fora. Permite o "é" de todas as coisas. Muda-te profundamente para dentro do Agora.
Estás a deixar para trás o mundo entorpecedor da abstracção mental, do tempo. Estás a sair da mente insensata que te está a esvaziar da energia vital, exactamente como está lentamente a envenenar e a destruir a Terra. Estás a despertar do sonho do tempo para entrares no presente.

Eckhart Tolle, in 'O Poder do Agora'




Facebook

© Copyright 2003-2017 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE