Citador

Portugal


Como Amar

Como amar é uma questão tanto universal quanto pessoal de suprema importância na vida de cada um. Como amar e ser amado é essencial para uma vida plena de realização, uma vez que vivermos apenas para nós próprios conduz a uma vida estéril e vazia, ainda que possa ser mais calma e com menos altos e baixos. Mas tal faz parte da vida e é parte também do caminho com o qual se constrói a felicidade e a realização pessoal.

Como Amar

Amar não é apenas ter um romance com alguém, mas sim partilhar de forma total a nossa alma com quem amamos, pois é pela quantidade de grandes e pequenos laços nas mais diversas facetas da relação, e a cumplicidade que sentimos no dia a dia, que se torna sumamente gratificante a experiência de amar. É preciso não confundir amor com necessidade, seja pelo desejo, seja pela dependência, ou qualquer outro factor. Quando se ama verdadeiramente nunca existem razões concretas pelas quais se ama. Ou, melhor ainda, como diz Joaquim Pessoa, Amo-te por Todas as Razões e Mais Uma. Afinal de contas, o O Amor é... tudo!

Sabemos que Amar é raro, como explica Casimiro de Brito. Para que se ame de forma plena, é preciso em primeiro lugar gostarmos de nós próprios. Senão corremos o risco de projectar na pessoa que amamos todas as nossas frustrações, dores e expectativas, afectando e corroendo a relação. Para que consigamos atingir O Amor Fino , é preciso mostrar o nosso amor de forma activa, demonstrando-o continuamente mas sem o sufocar, dando-lhe espaço mas mantendo continuamente o fogo na relação. Ou seja, como defende Carlos Drummond de Andrade, Que Todos os Dias Sejam Dias de Amor. O amor deve ser incondicional, e não estar continuamente à espera de recompensa nos actos de amor que se praticam relativamente à pessoa amada, pois, tal como diz Milan Kundera, O Amor é um Prémio Sem Mérito.

Ser Amado, como se depreende do que diz Miguel Esteves Cardoso, é algo tão grande que todos os momentos se superam uns aos outros, fazendo-nos transbordar de tanto sentimento que por vezes apetece-nos parar para recomeçar a sentir tudo de novo, dia após dia, momento a momento, o que faz com que se possa dizer que O Amor é de Outro Reino, enfatizado de forma tão bela por Ruben A.

© Citador





Facebook

Inspirações

A Vida Real

© Copyright 2003-2019 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE