Citador

Portugal


Como Viver

Como viver não obedece a nenhuma fórmula mágica, mas sim a um usufruto constante do melhor da vida em cada momento. Como viver depende muito mais da nossa atitude do que das condições, restrições ou contrariedades em que vivemos. É comum preocuparmo-nos com o futuro, seja o imediato ou o futuro mais a longo prazo, vivendo em função do futuro e a menosprezar o colorido que a nossa vivência no dia a dia pode ter.

Como Viver

Como já sabia Séneca há tantos séculos atrás, Só Sente Ansiedade Pelo Futuro Aquele Cujo Presente É Vazio, provando que tantos se refugiam em perseguir o futuro e desta forma deixam a sua vida presente passar como se estivessem num túnel e não vissem mais nada à sua volta senão o alcance dos seus objectivos. E, quando eventualmente os atingem, não os conseguem usufruir, por terem desaprendido de viver o presente.

Outro aspecto muito importante é não nos deixarmos absorver e dispersar por demasiadas coisas em simultâneo. Quanto mais objectos de interesse tivermos, quantas mais actividades, mais A Nossa Vida É Estilhaçada pelo Pormenor, como explica Henry Thoreau, levando-nos a uma vida frenética mas ilusória, em que não temos tempo suficiente para apreciar cada momento.

É muito importante que se Viva o Dia de Hoje!, como afirma Vergílio Ferreira. É preciso simplificar, simplificar, criar mais espaço para nós próprios e usufruirmos o que nos é dado em cada momento. Pois, como tão bem explica Jean-Paul Sartre, Antes de Vivermos, a Vida é Coisa Nenhuma, sendo assim fundamental que se Viva o Instante que Passa, para não cairmos na armadilha de Vivermos Para os Momentos Futuros, e Não o Presente, como nos avisa Ruben A.

Tem-se que Aprender a Viver, pois tal como Séneca diz, aprender a viver exige uma vida inteira, e se se desistir dessa aprendizagem contínua, arriscamo-nos a chegar ao fim da vida sem que tenhamos realmente usufruído da vida. Viver é... acordar todos os dias como se fosse um dia completamente (que o é) e não o tomar como um dia igual aos outros. Em todos os pequenos gestos, em todas as pequenas atitudes, é possível mudar a nossa forma de viver a vida, e vamos sempre a tempo de a tornar mais rica e mais verdadeira, escapando-nos do autómato em que o quotidiano tantas vezes nos transforma.

© Citador




Facebook

Inspirações

Amor Inexplicável

© Copyright 2003-2019 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE