Joel Neto

Portugal
n. 3 Mar 1974
Escritor / Cronista

Quando um Homem

Quando um homem começa a vê-los a todos como tipos mais ou menos bons, isso significa o quê? Que está a ficar velho?
Que se vai, enfim, reconciliando com o mundo?
Que perdeu a paciência?
Quando um homem vai a um jantar com desconhecidos e se dá conta dos ressentimentos em jogo sobre a mesa, e apesar disso acha aquela gente toda mais ou menos decente, o que é isso? É condescendência?
Quando um homem se cruza com outro na rua e este lhe dá uns bons-dias entredentes, com a mulher abusada ao lado, de rosto enfiado no chão, e ainda assim aquele homem acha-o um tipo sobretudo perdido, mais a precisar de ajuda do que de castigo — isso é condescendência ou é apatia?
Quando um homem pára na rua a ouvir o candidato e o candidato lhe promete uma coisa a ele e outra oposta ao eleitor seguinte, e depois ainda maldiz o candidato que vem atrás de si, e em todo o caso aquele homem acha que podia ser pior, que podíamos estar nas mãos de gente mais reles - isso significa o quê, que perdeu a fé?
Quando um homem liga o televisor e começam a suceder-se as tragédias, o padeiro que abateu o amante da mulher, o escriturário que atirou um corpo ao rio, e mesmo assim acha que todos eles são de algum modo vítimas, isso é sinal do quê? De que deixou de acreditar naquilo em que acreditava?
Quando um homem se senta a ouvir o moralista, e o moralista moraliza, e depois proselitiza, e insulta, e apesar de tudo isso aquele homem suspira:
- Coitado...
Porque na verdade é normal andarmos todos confusos, isso quer dizer o quê? Que está deprimido?
Tudo isso ao mesmo tempo?
E, tratando-se de tudo isso ao mesmo tempo, haverá nesse homem ao menos um pouco de respeito, que não apenas indulgência?
Principalmente: quando começamos a achá-los todos mais ou menos bons tipos, estamos nós próprios a ficar melhores ou piores? E o que é que viver no campo tem a ver com isso?

Joel Neto, in 'A Vida no Campo'




Facebook

Inspirações

Vive Profundamente

© Copyright 2003-2019 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE