Pensamento
Madeleine Scudéry Madeleine de Scudéry França
1607 // 1701 Novelista
  
  
Regras para a Conversação - Da minha parte, disse Amithone, confesso que gostaria muito que existissem regras para a conversação, assim como há para muitas outras coisas. - A regra principal, retomou Valérie, é jamais dizer alguma coisa que fira o juízo. - Mas ainda, acrescentou Nicanor, desejaria saber mais precisamente como vós concebeis que deva ser a conversação. - Concebo, retomou ela, que no falar em geral, ela deva versar com mais frequência sobre coisas comuns e galantes do que sobre grandes coisas.

Mas concebo, entretanto, que não há nada que não possa caber ali; que ela deve ser livre e diversificada, segundo os momentos, os lugares, e as pessoas com quem se está; e que o segredo é falar sempre nobremente das coisas baixas, e bastante simplesmente das coisas elevadas, e muito galantemente das coisas galantes, sem ansiedade, e sem afectação. Assim, embora a conversação deva ser sempre igualmente natural e ponderada, não deixo de dizer que há ocasiões nas quais mesmo as ciências podem entrar de bom grado ali e nas quais os agradáveis desatinos também podem encontrar o seu lugar, contanto que sejam engenhosos, modestos e galantes. De modo que, para falar ponderadamente, pode-se assegurar, sem mentira, que não há nada que não se possa dizer na conversação, contanto que se tenha espírito e juízo; e que se considere bem onde se está, com quem se fala e quem se é. Contudo, embora o juízo seja absolutamente necessário para nunca se dizer despropósitos, é necessário entretanto que a conversação pareça tão livre que se dê a entender que ninguém rejeita nenhum dos seus pensamentos, e que se diga tudo o que vem à fantasia, sem ter nenhuma intenção declarada de falar mais de uma coisa que de outra. Pois não há nada mais ridículo do que essa gente, que em certos assuntos diz maravilhas e que fora deles diz apenas tolices. Assim, quero que não se saiba nunca o que se deve dizer e que, entretanto, saiba-se sempre bem aquilo que se diz.

Madame de Scudéry, in 'Conversações sobre Diversos Assuntos'
Tema(s): Conversação  Ler outros pensamentos de Madeleine de Scudéry 
      Scoop.it

Garantia de Qualidade
O Citador é o maior site de citações, frases, textos e poemas genuínos e devidamente recenseados em língua portuguesa. Desde o ano 2000 que o Citador recolhe counteúdos directamente das fontes bibliográficas, sem recorrer a cópias de outros sites ou contributos duvidosos a partir de terceiros. Tem atenção aos Direitos de Autor.
Pesquisa
Citador em Inglês
© Copyright 2003-2014 Citador - Todos os direitos reservados | webdesign - One Small Step SOBRE O SITE
//