Afonso Cruz

Portugal
n. 1971
Escritor / Ilustrador / Realizador / Músico

Rotinas

Assustamo-nos quando a rotina, de algum modo, se quebra. O nosso humor altera-se se o café não é servido da mesma maneira, desejamos que nos cumprimentem com as mesmas palavras, exigimos pontualidade. O inesperado é indesejável e as novidades resumem-se à última tecnologia ou a um novo produto dentífrico. A vida de povos nómadas, surpreendentemente, também é muito ritualizada, estendendo-se por um território vasto, mas cuja paisagem é reconhecível. Certas formações rochosas, grutas, algumas árvores, os rios, montanhas, formam uma rede complexa de histórias e mitos. Mitos, esses, também eles mecanizados pelo ritual e pela sua própria estrutura, a do eterno retorno.

Mas a viagem, de um modo geral, foca-se exactamente no oposto: na diferença, no insólito, em tudo o que surpreende. A rotina praticamente não existe, senão como sobrevivência de hábitos pessoais. Os primeiros relatos de viagem, muitas vezes pautados pela ficção, concentravam-se na descrição da diferença, quer de costumes quer da própria natureza, paisagem, fauna e flora.

Durante as viagens coleccionamos momentos, objectos cuja estranheza possa impressionar, e, apesar de o mundo moderno ter já poucas surpresas no que diz respeito a povos e geografia, a viagem continua a ser um espaço de novidade e surpresa, não como era para o viajante romântico do século XIX mas, ainda assim, com capacidade para nos fazer sentir maravilhados ou angustiados com paisagens, danças, monumentos, arte ou rostos.

Desse contacto com aquilo que não é de todo a nossa rotina cria-se um questionamento, que não será tanto uma demanda de autoconhecimento mas a possibilidade de ao longe podermos olhar para o mundo em que vivemos sob outro ângulo, outra perspectiva, uma espécie de distanciamento crítico, que pode versar sobre a vida pessoal, mas também sobre a sociedade em geral, aquela que, por causa da rotina, já não somos capazes de apreciar nem criticar.

Afonso Cruz, in 'Jalan Jalan'




Facebook

Inspirações

A Grande Sabedoria

© Copyright 2003-2019 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE