Opinião
Este livro agrupa alguns dos primeiros trabalhos literários de Ernest Hemingway: o pequeno romance "As Torrentes Da Primavera" e 11 contos designados colectivamente por "Um Gato À Chuva".
"As Torrentes Da Primavera" tem alguns aspectos positivos. As personagens são complexas e interessantes e, acima de tudo, a escrita tem qualidade. Contudo, Hemingway é, na minha opinião, muito fraco nos diálogos. Já tinha ficado com essa ideia após ler "O Adeus Às Armas". Por outro lado, nota-se que é escrito com a irreverência própria da juventude, o que na literatura, ao contrário de quase todas as restantes artes, raramente é motivo para aplausos.
Dos onze contos que constituem a segunda parte do livro, destaco dois que considerei muito interessantes, especialmente no ambiente que evocam: "Soldier's Home" ("O Soldado No Seu Lar") e "Natural History Of The Dead" ("História Natural Dos Mortos").
O primeiro tem como protagonista um soldado americano que, após ter combatido a Primeira Guerra Mundial na Europa, regressa a casa, para junto dos pais e das irmãs. Atravessa um tempo de ócio e prazer bucólico, depois das marcas deixadas pela guerra, refugiando-se na leitura e nos passeios solitários. No entanto, para os seus pais - e para a sociedade americana conservadora que representam - algo está mal, pois o rapaz não anda atrás das raparigas nem dá sinais de procurar nenhuma profissão...
A "História Natural Dos Mortos", por seu lado, está escrita com grande ironia e humor negro, na linha dos textos e dos discursos do grande cineasta Alfred Hitchcock. Uma pérola!
Só por estes dois contos, recomendo este livro, embora os que não conheçam Hemingway devam passar directamente a "Por Quem Os Sinos Dobram".