Publicidade

Opinião de Leitura
História de Lisboa História de Lisboa

Autor: Couto, Dejanirah

Leitor: Luís Rijo

Opinião

"História de Lisboa" é um livro que deveria ser lido por todos os alfacinhas e saloios. No seu primeiro livro editado em Portugal, Dejanirah Couto, portuguesa emigrante em França, explica a diferença entre o saloio e o alfacinha. O alfacinha começou a chamar saloio aos que moravam nos arredores de Lisboa. "A verdade é que, em contrapartida, os de Lisboa eram chamados de alfacinhas..."

O livro que escreve sobre Lisboa é organizado temporalmente, ou seja, começa pelo tempo onde a cidade se chamava Olisippo e termina na "Lisboa nova". Talvez o título tenha sido mal escolhido pois as pessoas revelam um medo em comprá-lo: pensam que terá um conteúdo maçador. As pessoas estão enganadas, apesar do nome "História (...)" é um livro onde se pode saber muito da cidade onde se mora, trabalha ou é a capital do nosso país. É muito importante ler este livro pois com ele podemos observar Lisboa de outra forma. Às vezes as ruas onde caminhamos todos os dias reservam histórias que desconhecemos. Histórias reveladas no livro "História de Lisboa" onde os mitos da cidade de Lisboa ganham forma.

Copio aqui os nomes dos capítulos: "Uma costa onde o rio lançava palhetas de ouro"; "Os primórdios de uma potência marítima"; "A glória e o castigo"; "A lenta aprendizagem da modernidade". Assim resume-se os principais temas deste livro que fala não só de Lisboa, mas também de Portugal e, por conseguinte, das relações com a vizinha Espanha.

Publicidade

Facebook
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2021 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE