Actualidades: Política

163 Citações

<< >>

Pedrosa , Inês

Toda a intervenção humana na sociedade é política.

Expresso / 20080405

Carrilho , Manuel Maria

A quem disser que (na política) "tudo não passa de palavras", temos de lembrar que os inventores da democracia foram também os criadores da retórica.

Diário de Notícias / 20080315

Carrilho , Manuel Maria

(...) O modo como os antagonistas políticos lêem os mesmos números: onde uns vêem quebras, outros sinalizam recuperações. Como eles olham para os mesmos factos: onde uns detectam o eclodir de uma crise, outros identificam sinais de recuperação. Como eles comentam os mesmos protagonistas: onde uns apontam coragem, outros denunciam insensibilidade. Ou como analisam os mesmos comportamentos: o que para uns é determinação, para outros não passa de teimosia.

Diário de Notícias / 20080315

Carrilho , Manuel Maria

Na disputa política o que se visa não é estabelecer uma qualquer incontroversa objectividade ou verdade. O que se pretende é outra coisa, é impor versões contrastadas do mundo, é talhar perspectivas diferenciadas dos factos, é - literalmente falando - construir realidades alternativas.

Diário de Notícias / 20080315

Ramos , Rui

A rua não é um sítio para ter razão. Na rua não valem os argumentos, valem os números, vale a presença física. Na rua, o adversário não se ouve, não existe, não conta: é referido apenas para ser assobiado, insultado, queimado em efígie. Na rua, a multidão torna-se uniforme: não se divide, não discute - não é real. A rua das manifestações é um espaço privatizado, ocupado e delimitado pelos "organizadores", onde não se ouvem outras vozes - é a negação do espaço público democrático, que é por definição aberto e plural.

Público / 20080312

Domingues , (Frei) Bento

Não é a amabilidade, mas o conflito, que desenha a vida política. A promoção do bem comum, que a deve nortear, está sempre confrontada com interesses de indivíduos, de grupos, de corporações, de classes, de ideologias. Ninguém pode esperar que a política - ciência e arte da promoção da justiça e do convívio social - seja um mar de rosas.

Público / 20080309

Júdice , José Miguel

Os processos reformistas são desgastantes e exigem uma estamina muito elevada dos que os lideram. A personalização das questões, a utilização (fácil) de falhas que são muitas vezes o resultado da resistência à mudança ou os estertores da agonia das soluções em perda, a barragem dos media, tudo isso são factores que liquidam mais do que um reformador e que podem fazer recuar as reformas. Como se o ímpeto reformista fosse uma espécie de acne juvenil, uma ilusão ou uma teimosia que passam com o tempo.

Público / 20080201

Fernandes , Ferreira

É preciso mentir até prova definitiva da verdade. Porque em política o que parece, é.

Diário de Notícias / 20080131

Miguel Tavares , João

O que é chato em política é mesmo a política. Quer dizer: a um governante não basta delinear uma estratégia e agir em conformidade. Não chegam estudos, mapas e relatórios. É preciso explicar as mudanças, resistir aos interesses instalados, ouvir toda a gente, voltar a explicar, nunca amuar, saber onde ceder, saber onde não ceder, fincar o pé. Numa frase: é preciso enfrentar pessoas. E é por isso, por a política ser coisa mais de gente do que de PowerPoint, que um ministro desastrado pode perfeitamente dar cabo de uma reforma razoável.

Diário de Notícias / 20080129

Pulido Valente , Vasco

O fracasso de uma política nunca é da política, é da apresentação. Como, inversamente, o sucesso nunca é da política, é sempre da apresentação. Não há políticas boas, nem políticas más, só há políticas mal ou bem apresentadas.

Público / 20080125
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE