Actualidades: Política

163 Citações

<< >>

Sobral , Fernando

Na política portuguesa é mais fácil incinerar quem está à volta do que acender os neurónios. É por isso que este país vive na penumbra da fuligem.

Jornal de Negócios / 20060825

Sobral , Fernando

O poder é como o cinema: tem de criar ilusões. A sétima arte procura criar fins felizes. Os Governos tentam forjar vitórias eleitorais. Hoje pergunta-se com alguma ironia: os executivos buscam um final radioso para eles ou para o país que governam?

Jornal de Negócios / 20060712

Moura , Leonel

A oposição deve ser antes de tudo uma proposição.

Jornal de Negócios / 20060524

Oliveira , Paquete

A imagem negativa que a política tem junto das populações deriva em grande medida de um tipo de comportamento malcriado (entre políticos) e da forma como sistematicamente se resvala do confronto de ideias para alucinadas e enraivecidas escaramuças que não esclarecem nada nem ninguém.

Jornal de Negócios / 20060524

Moura , Leonel

A oposição crítica e o mais crítica possível, vigilante, denunciando trapaças, analisando e contrapondo soluções é essencial numa sociedade avançada onde se pretende limitar poderes e fomentar a participação de todos. Mas é fundamental também que se possam estabelecer mecanismos de sinergia e cooperação, com políticas de inclusão, de modo a que as decisões e as necessárias mudanças possam ser mais consistentes e partilhadas.

Jornal de Negócios / 20060524

Moura , Leonel

A oposição do contra (...) cria uma enorme e mal dirigida instabilidade social, já que qualquer coisa que se tente realizar, por muito positiva que seja, logo é sujeita a um fogo implacável que a desvaloriza grandemente e desmotiva toda a gente. Acontece também que este sistemático bota abaixo é feito da maneira mais agressiva e bruta. Por necessidade de se conseguir atenção e tempo de antena tende-se a privilegiar o decibel por oposto ao discernimento. A agressividade verbal é impressionante. O insulto, os ataques pessoais, a sistemática destruição do carácter sucedem-se como se se tratasse de uma valsa cândida. Os políticos chamam-se mentirosos uns aos outros todos os dias. Frequentemente insinuam comportamentos indecorosos ou mesmo ilegais nos seus adversários. Sem provas, por pura má-língua e visando claramente a sua humilhação pública.

Jornal de Negócios / 20060524

Moura , Leonel

Por muito discurso que se faça sobre responsabilidade e credibilidade, na verdade a maioria dos políticos imagina que ser uma boa oposição é dizer mal de tudo o que o governo faz. Mais do que considerar o que realmente está em causa, procuram-se os melhores argumentos, nem sempre com relação directa com o assunto tratado, para denegrir a acção governativa. Na maioria dos casos o debate derrapa para questões laterais e pequenos detalhes pouco relevantes tornam-se o centro do debate tão só porque desfavorecem a proposta no seu conjunto. Este tipo de oposição condiciona, e muito, a própria qualidade da democracia, desde logo porque a componente técnica é desvalorizada em favor de argumentos subjectivos, emocionais e políticos.

Jornal de Negócios / 20060524

Tavares , Rui

Um dos aspectos mais proeminentes do discurso político contemporâneo é que as castas dominantes, que não perfazem juntas mais do que um por cento da população, têm por hábito chamar privilegiados à maior parte dos restantes 99 por cento.

Público / 20060429

Prado Coelho , Eduardo

Hoje em dia a cultura ou a ética tornaram-se argumentos secundários numas eleições.

Público / 20060412

Júdice , José Miguel

A política é sempre um jogo de espelhos, côncavos ou convexos, nisso se resumindo afinal praticamente o que em cada situação concreta existe de peculiar. O número de gradações possíveis tende para o infinito, desde o limite extremo de concavidade ao absoluto excesso de convexidade.

Público / 20060407
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

Ser Melhor

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE