Publicidade

Isabel Leal

Publicidade

74 Citações

<< >>

Deveria haver uma receita que nos dissesse as quantidades exactas de ingredientes que permitem que alguém não seja, ao longo da vida, de uma ingenuidade tão inquietante que se torne alvo preferencial de todos os contos do vigário nem tão paranóico que povoe o mundo de inimigos e viva, permanentemente, em conteúdos de uma imensa teoria da conspiração.

Notícias Magazine (DN) / 20070401
Talvez que a arte não seja uma profissão, nem o reconhecimento dos outros uma condição indispensável para o seu exercício efectivo. Talvez não sejam as audiências, os críticos ou os públicos que definam o que é, e o que não é, arte. Talvez se possa dizer que os artistas são aqueles que transcendem o que lhes é pedido, que recriam as suas personagens e as suas produções.

Notícias Magazine (DN) / 20070318
Por qualquer razão, a escrita, ainda que solitária, sem objecto nem desejo de partilha é, sempre, para uma audiência imaginária, para alguém a quem se quer dizer alguma coisa, para ter direito à última palavra e fechar num espaço curto o nosso imenso desejo de controlo.

Notícias Magazine (DN) / 20070225
Dizer coisas, umas quaisquer, como exercício de afirmação, de opinião, de vontade, de sistematização do pensamento ou de arrumação dos sentimentos contraditórios que, por castigo ou mera condição humana, parecem ter-nos, mais do que serem tidos por nós.

Notícias Magazine (DN) / 20070225
Escrever deve ser, tem de ser, uma qualquer forma de catarse de expurgação, de esvaziamento. Um deitar fora, ainda que esbanjando emoções, um descarregar de conflitos, tensões, agonias, incómodos, que ao passarem a ter existência própria num texto, ainda que descontínuo e fragmentado, nos aliviam do peso de estarmos cheios de razões, de opiniões, de zangas avulsas e pequenas obsessões mais irritantes que inquietantes.

Notícias Magazine (DN) / 20070225
Feitas as contas, parece que nos arrastamos num estado de esquizofrenite crónica, em que ideias feitas meio desconexas se nos impõem, em que a ambivalência é um estado de espírito, em que o sentimento de solidão e a angústia de desfragmentação fazem parte do nosso inefável quotidiano.

Notícias Magazine (DN) / 20070121
Sabendo nós que a vida é sempre agora e aqui, não nos conseguimos desenvencilhar de uma perspectiva, a que chamamos temporal, em que só a sequência de acontecimentos, só a história do que foi e do que será, parece organizar factos dispersos e significar a nossa existência com a singularidade e a dignidade que achamos que deve ter.

Notícias Magazine (DN) / 20061231
A frustração é, entre outras coisas, uma experiência emocional muito provável quando a distância entre as expectativas e a realidade se desencontram demasiado.

Notícias Magazine (DN) / 20061217
O sedutor de outros tempos é o repulsivo de um qualquer dia. (...) A história do nosso desejo é uma história longa e difícil, quase sempre à revelia da nossa própria história, que por isso mesmo nos fala, e diz, do mistério de nós.

Notícias Magazine (DN) / 20061119
Não há próprio sem haver próximo, e a construção de uma personalidade é sempre devedora de outras, antecedentes e contemporâneas. Não se pode clivar o investimento no próprio do investimento nos outros. Não se pode hierarquizar o que é melhor e o que se deve escolher: se gostar de nós ou gostar dos outros.

Notícias Magazine (DN) / 20061029
<< >>
 
Publicidade

Facebook
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2021 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE