A força de vontade é uma ferramenta tão poderosa e eficaz como a inteligência e a afectividade porque nos leva mais longe e nos permite alcançar objectivos. Necessita, no entanto, de ser treinada.
Aquilo que mais contribui para reforçar a força de vontade é justamente conseguir dar um passo agora, outro depois, sabendo que é desta sucessão de pequenos esforços contínuos que resultam as maiores conquistas.
A força de vontade requer autodisciplina, método e muitas regras. Neste sentido, a vontade não se adquire nem treina sem alguma luta ou desgaste interior. Como também não se herda, como herdamos a cor dos olhos, a estatura ou o tipo morfológico, é essencial perceber que a força de vontade pode ser muito compensadora mas exige sempre esforço e persistência. Alguma maturidade também.
Não somos mais livres quando fazemos o que nos apetece, quando nos apetece. Muito pelo contrário, essa pode ser uma grande armadilha. Treinar a vontade pode ser incrivelmente libertador na medida em que nos permite ter objectivos e lutar por eles, enquadrando cada vez melhor a relação com os outros e com nós próprios.
A vontade é a chave multiusos. Com uma vontade forte, as pessoas são como anões em cima dos ombros de gigantes. A vontade é ordem, constância, disciplina, motivação e capacidade para concretizar a mudança.
O Citador é o maior site de citações, frases, textos e poemas genuínos e devidamente recenseados em língua portuguesa. Desde o ano 2000 que o Citador recolhe conteúdos directamente das fontes bibliográficas, sem recorrer a cópias de outros sites ou contributos duvidosos a partir de terceiros. Tem atenção aos Direitos de Autor.