São as decisões simples que pedem um pensamento racional, enquanto as decisões complicadas (por exemplo, comprar uma casa, deixar o marido) exigem um certo talento para o instinto. O importante é perceber quando se deve ser emocional e racional.
Não há nada mais assustador do que os decisores desatarem a tomar decisões que ninguém lhes pediu e cuja necessidade ninguém sente. Apenas porque acham que assim estão a mostrar serviço.
Portugal é um país de difíceis decisões. Portugal é um lugar do Mundo, onde é forte a implicação de cada cabeça em cada sentença. E quase todos os cidadãos deste país ficam zangados quando a sentença não é a da sua cabeça.
Muitas das decisões tomadas de forma centralizada e que obrigam à coordenação das acções de muitos indivíduos diferentes são por vezes duplamente perniciosas. Primeiro, porque muitas vezes as decisões são, em si mesmo, erradas e em segundo lugar por não aproveitarem a energia dos que se submetem à coordenação colectiva.
É muito mais fácil tomar decisões radicais quando não enfrentamos pessoas de carne e osso, que nos contagiam (ou manipulam) facilmente com as suas emoções.
O Citador é o maior site de citações, frases, textos e poemas genuínos e devidamente recenseados em língua portuguesa. Desde o ano 2000 que o Citador recolhe conteúdos directamente das fontes bibliográficas, sem recorrer a cópias de outros sites ou contributos duvidosos a partir de terceiros. Tem atenção aos Direitos de Autor.